Categorias: Saúde

PAM Salgadinho oferece tratamento de acupuntura

O tratamento tem duração de dois meses e meio.

Dores crônicas e enxaquecas são principais queixas de pacientes que frequentam o PAM Salgadinho, única unidade de Saúde conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer o tratamento de acupuntura. As sessões serão realizas de segunda à sexta, das 7h30 às 11h, no Bloco L. O tratamento tem duração de dois meses e meio.

Segundo a médica e coordenadora da Acupuntura do PAM, Carina Coimbra, a maioria das queixas são de dores crônicas, como artrites, artrose, tendinite e bursite, ficando em segundo lugar as enxaquecas, especialmente nas mulheres. Embora haja procura de pessoas de todas as idades, em tratamento, prevalece pacientes na faixa etária dos 30 aos 60 anos.

O paciente vai à consulta uma vez por semana e passa vinte minutos com as agulhas nos locais onde há dor ou incômodo. O tratamento tem duração de mais ou menos dois meses e meio. O Bloco L conta com cinco médicos acupunturistas. “Normalmente o paciente passa por dez sessões de acupuntura. Após esse período há uma nova avaliação e se for o caso depois de dois meses ele retorna para dez novas sessões”, explica Carina Coimbra.

Normalmente as pessoas que procuraram a acupuntura chegam por meio da prescrição de um médico que o encaminha ao tratamento coadjuvante da acupuntura para aliviar sintomas de dores crônicas. Segundo o coordenador do Complexo Regulador de Maceió (CORA), Fábio Oliveira, a marcação da acupuntura não precisa do encaminhamento e marcação pelo CORA. “O paciente deve procurar direto o PAM para se fazer tratamento com as agulhas”, explica.

A prática terapêutica

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, enxaquecas e diminuição da tensão emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.