Categorias: Brasil

Prêmios da loteria abandonados beneficiam mais de 14 mil estudantes

Em quase quatro anos, prêmios da loteria abandonados beneficiam mais de 14 mil universitários

R7

Em quase quatro anos, prêmios da loteria abandonados beneficiam mais de 14 mil universitários

De 2010 até julho deste ano, todo o dinheiro desprezado pelos ganhadores dos prêmios das loterias da Caixa Econômica Federal já somam R$657,75 milhões. Como toda esta grana é direcionada ao Fies (Programa de Financiamento Estudantil), estima-se que cerca de 14.300 estudantes possam ter todo o seu curso superior financiado em até 100% pelo programa do governo federal.

Os prêmios tem até 90 após a realização do concurso para serem retirados. Como muitos perdem os bilhetes, não conferem as apostas ou não vão buscar o prêmio por outros motivos, estes acabam prescrevendo. A legislação brasileira obriga que este dinheiro vá diretamente para o Fies.

Esse cálculo foi realizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que tomou como base os custos de um curso superior que, em média, custa R$ 45.000 (uma graduação de ciências humanas, por exemplo). O cálculo considera o financiamento de 100% de um curso.

Engenharia e direito são os cursos com maior número de contratos firmados (179 mil cada), seguidos de enfermagem (76 mil), pedagogia (47 mil), medicina (26 mil), arquitetura (24 mil), odontologia (22 mil) e farmácia (22 mil).

Os estudantes matriculados em cursos de graduação com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) estão aptos a requerer o financiamento. As instituições de ensino superior têm de ser participantes do Fies. Outro requisito ao candidato é ter realizado o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

Os financiamentos vão de 50% a 100% dos gastos educacionais, a partir da renda familiar mensal bruta do beneficiário e o comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade.