Cerca de 50 postes de luz estão recebendo cabeamento novo e a extensão da avenida às margens da lagoa será novamente iluminada.
Nesta semana, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) iniciou a reposição dos cabos de iluminação de um trecho da orla lagunar. Esta é a quarta vez que o órgão realiza essa operação. Os cabos tinham sido furtados e a região nas proximidades da Paróquia Virgem dos Pobres estava às escuras. Cerca de 50 postes de luz estão recebendo cabeamento novo e a extensão da avenida às margens da lagoa será novamente iluminada.
Além de refazer a instalação dos cabos, a Sima está tomando medidas de segurança para dificultar possíveis ações de criminosos. Uma delas é o aprofundamento dos canais por onde passam as fiações, os chamados eletrodutos. Outra medida é a colocação de caixas de passagem elétrica anti-furto.
Ib Brêda, superintende da Sima, acompanhou pessoalmente os serviços e afirmou que “com os furtos, um trecho extenso da orla fica sem iluminação. Até sexta-feira, devemos concluir os reparos. O importante é devolver a iluminação desse local, dando mais segurança à comunidade.”
Na quarta-feira (09), foram colocados postes e refletores em uma área no bairro Santa Amélia. A Sima atendeu a um pedido antigo da comunidade, que há anos utilizava um campo próximo ao Conjunto Medeiros Neto como área de lazer. O campo recebeu quatro postes e quatro refletores com lâmpadas de mil watts cada.
Um dia antes, uma quadra, desta vez na Grota do Moreira, no bairro do Jacintinho ganhou nova iluminação. “A Sima vem recuperando a iluminação em várias comunidades para devolver à população espaços de lazer que não estavam sendo utilizados”, salienta o superintendente.
Disk Luz
A população tem um canal direto com a Sima, que é o Disk Luz. Pelo Call Center do órgão, é possível solicitar serviços como instalação de luminárias, reparo ou reposição de lâmpadas, e ainda denunciar que postes (que pertençam à Sima) estão danificados ou com luminárias acessas durante o dia.
O telefone é o 0800 031 9055, a ligação é gratuita e o procedimento é simples: ao ligar para o Disk Luz, o cidadão faz a solicitação e recebe um número de protocolo. O prazo máximo para a visita de técnicos da Sima ao local solicitado é de 72 horas.