Categorias: Saúde

Ações de combate ao tabagismo serão intensificadas nas escolas

Atualmente, 79,9% das escolas da capital são assistidas pelo PSE.

Reprodução

Reprodução

Até 2014, todas as escolas municipais e estaduais em Alagoas devem ser atendidas pelo Programa de Saúde Escolar (PSE), uma iniciativa do Governo Federal que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, através do enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando as ações realizadas com estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde e toda comunidade escolar para promover a conscientização da criança e do Adolescente quanto aos ricos do fumo. Atualmente, 79,9% das escolas da capital são assistidas pelo PSE.

As estatísticas comprovam que quanto mais cedo esse assunto é discutido, maiores serão as chances de evitar o surgimento de um novo fumante. Pesquisas nacionais apontam que 90% dos jovens fumantes começaram a fumar antes de 18 anos.

Segundo Gilda Lanuzia Teodozio, coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo na SMS, além de palestras, os professores estão sendo capacitados para atuar como agentes multiplicadores nas escolas. Após avaliação, os estudantes que desejarem acabar com o vício do tabagismo serão encaminhados para tratamento.

As ações de conscientização realizadas pela SMS também podem ser realizadas em empresas. “Basta enviar a solicitação. As equipes vão ao local e realizam as ações de conscientização com os funcionários, apresentando os riscos e prejuízos causados pelo tabagismo”, explica.