Categorias: Brasil

Nas grandes cidades, 18,6% levam mais de 1h para chegar ao trabalho

Número foi divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ipea. Rio de Janeiro é cidade com maior tempo médio de deslocamento.

Alagoas24horas

Trânsito lento na Leste/Oeste no sentido praia/centro

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que 18,6% dos trabalhadores em regiões metropolitanas brasileiras gastam mais de uma hora por dia no deslocamento só de ida de casa para o trabalho. O estudo do Ipea foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 1992, esse índice era de 14,6%. Segundo o Ipea, o aumento se deve ao crescimento na quantidade de veículos no país, à piora do trânsito, à degradação do transporte público e à falta de melhores e mais obras de mobilidade urbana.

As cidades em que os moradores mais levam tempo no deslocamento para o trabalho são Rio de Janeiro e São Paulo, com o tempo médio de 47 e 45,6 minutos, respectivamente.

Belém foi a cidade em que o tempo de deslocamento teve o maior aumento percentual. Se em 1992 o tempo médio de deslocamento era de 24,3 minutos, em 2012 foi de 32,8, o que representa uma variação de 35,4%.