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USF Dídimo Otto Kummer oferece atendimento humanizado aos usuários

USF Dídimo Otto Kummer oferece atendimento humanizado aos usuários

Ascom SMS

USF Dídimo Otto Kummer oferece atendimento humanizado aos usuários

A humanização dos serviços de saúde é um investimento no bem-estar do paciente, onde a qualidade do relacionamento entre gestão e usuário pode ser aprimorada. Baseado nos pilares de acolhimento, diálogo e compreensão, a Política Nacional de Humanização busca o respeito às opiniões, queixas e necessidades dos usuários dos serviços.

A Unidade de Saúde da Família Professor Dídimo Otto Kummer, no conjunto Carminha (Benedito Bentes) oferece tratamento humanizado aos pacientes que passam por uma triagem e são encaminhados de acordo com suas necessidades.

Os usuários são divididos em três alas, o que ajuda a melhorar o fluxo de atendimento na Unidade. Ala Azul, para vacinas, curativos e medicação; Ala Verde, para consultas com médico, dentista e enfermeiros e Ala Amarela, para atendimento de gestantes, idosos, deficientes físicos e urgências.

O projeto teve início com o programa PET-Saúde da Universidade Federal de Alagoas. Três eixos eram trabalhados no programa, um deles era a humanização. “Acolher Carminha”, que tem como objetivo melhorar a assistência à comunidade existe desde 20 de novembro de 2010 e é uma parceria entre usuários, comunidade e universidade.

Treinamento

Os gestores da Unidade participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). Foram 11 meses de treinamento, onde a equipe colocou em prática seu plano de ação elaborado para organizar o funcionamento dos serviços, aprimorando as técnicas atendimento aos pacientes.

Na unidade já foi implantado o atendimento preferencial, regras para marcação de exames, estabelecimento de horários para vacinas. Além do serviço de Escuta Qualificada onde os agentes escutam a demanda do usuário, identificando os principais problemas e apontando soluções.

“Com o tratamento humanizado a nossa unidade ficou mais organizada. Os usuários são ouvidos e assim podemos trabalhar de forma mais pontual os problemas. Conseguimos também controlar o número de pessoas na sala da espera”, garante Ana Luiza de Andrade, odontóloga da unidade e uma das responsáveis para implantação do projeto.

Premiação

A USF está concorrendo a uma premiação do Ministério da Saúde, em comemoração à Política Nacional de Humanização, chamada “o SUS que dá certo”, que premia boas iniciativas no SUS.
Serão selecionadas as melhores estratégias de saúde de todo país, a Unidade Dídimo Otto Kummer ficou entre as 30 melhores do Brasil. No dia 28 de novembro de 2013, em Brasília, ocorrerá a entrega do prêmio que dará a distinção as 10 melhores iniciativas.