Categorias: Mundo

Tiroteio deixa feridos no aeroporto de Los Angeles

Há 'multiplos feridos' em incidente no terminal 3, segundo a polícia. Atirador e agente de segurança teriam morrido, diz imprensa dos EUA.

Reuters

Reuters

Um tiroteio com "múltiplos disparos" ocorreu no aeroporto de Los Angeles, no estado americano da Califórnia, na manhã desta sexta-feira (1º), deixando muitos feridos, segundo as autoridades.

O atirador, que segundo testemunhas abriu fogo próximo a um controle de segurança do terminal 3 do aeroporto, foi atingido e está sob custódia, segundo a polícia, que descartou a existência de mais suspeitos. Não há confirmação sob seu estado de saúde.

As informações sobre mortos e feridos ainda são contraditórias.

De acordo com as emissoras americanas de TV, o agente baleado e o atirador teriam morrido. Não havia confirmação oficial disso. Também há relatos de outros três feridos, todos agentes de segurança, segundo a imprensa. Uma delas estaria em estado crítico.

De acordo com a imprensa americana, o atirador era um rapaz branco e de 20 e poucos anos, cidadão americano, que andava calmamente pelo local até começar a atirar.

Segundo a CBS, há relatos de que o suspeito tinha como alvo os agentes da TSA (Administração de Segurança do Transporte), que estavam fazendo as checagens de segurança.

De acordo com a emissora, o suspeito seria outro agente da TSA, que estava fora de seu horário de serviço. Ele teria sacado a arma quando apresentava os documentos no ponto de checagem de segurança.

O "LA Times" disse que, segundo as autoridades, ele não parece ter conexões com grupos terroristas.
O tiroteio ocorreu às 9h30 locais (14h30 do horário brasileiro de verão), próximo ao controle de segurança do terminal 3, segundo a administração do aeroporto em sua conta no Twitter.

Vários passageiros telefonaram para o telefone de emergência da polícia para relatar a emergência.

Os aviões permaneceram em solo no aeroporto logo após o incidente, mas os voos já começaram a ser retomados, segundo o "LA Times".

Os terminais 2 e 3 foram evacuados, e o esquadrão antibombas está vasculhando o local, segundo a polícia.

Os aviões permaneceram em solo no aeroporto logo após o incidente, mas os voos já começaram a ser retomados, segundo o "LA Times".

A polícia pediu que os moradores evitem a região, e o tráfego estava bloqueado.

As forças policiais estão em alerta em toda a cidade.

A CBS também relata que uma grande caixa com munições teria sido encontrada nas imediações do aeroporto.
Testemunhas
O passageiro Robert Perez disse que estava tirando uma soneca quando o pânico começou, segundo a TV local KCLA/CBS.

"Ouvi um estouro, e todo mundo estava se jogando no chão para se proteger", disse. "A segurança disse que havia um tiroteio no terminar e evacuou o prédio.

Os passageiros foram levados a um ônibus e se dirigiram a um terminal menor, segundo ele.

Um passageiro disse ter visto o agente da TSA baleado na perna "Parecia que ele tinha saído direto de um filme", disse Brian Adamick, segundo a CBS.

De acordo com a testemunha, o agente disse "Eu fui baleado, estou bem". A testemunha também afirmou que o agente disse já ter sido baleado anteriormente.

Tony Bellecci, do programa de TV Mythbusters, disse no Twitter: "Ouvimos tiros e então todos correram para a porta. Não estou certo se alguém se feriu."

Casa Branca
O presidente americano Barack Obama foi informado sobre o tirotieo no aeroporto, segundo uma autoridade da Casa Branca. "Continuamos em contato com nossos parceiros federais e locais. A polícia de Los Angeles está liderando a resposta e a investigação", disse.

O Serviço Secreto pediu que manifestantes e turistas deixem a região em frente à Casa Branca, em Washington, por medida de precaução.

O tiroteio desta sexta deve impulsionar o debate sobre a segurança nos aeroportos americanos, considerados um alvo em potencial para grupos terroristas.