Categorias: Polícia

Criminosos roubam objetos do prédio que abrigará novo fórum de Penedo

Diversos produtos foram levados pelos criminosos que conseguiram fugir sem deixar rastros, mas deixando no local uma cena de destruição.

Aqui Acontece

Aqui Acontece

A Polícia Civil lotada na Delegacia Regional de Penedo deve começar a investigar ainda nessa semana o furto registrado na madrugada desta quarta-feira, 13, no prédio que abrigará o novo fórum da comarca local. Diversos produtos foram levados pelos criminosos que conseguiram fugir sem deixar rastros, mas deixando no local uma cena de destruição.

De acordo com o boletim de ocorrência confeccionado na 7ª DRP, o fato foi percebido por um rapaz que trabalha como vigilante no local. Ao chegar a seu posto de trabalho, o jovem que não teve o nome revelado, encontrou a porta do prédio arrombada e com a ajuda de algumas pessoas da obra conseguiu fazer um levantamento de tudo que foi levado durante a investida dos criminosos.

Ainda segundo o boletim foram levados cabos de internet, fios elétricos, caixa sanitária, caixa de eletricidade, torneiras e até as fechaduras das portas do prédio que começou a ser construído em maio de 2010, mas até o momento não foi entregue à população ribeirinha e aos serventuários da Justiça que sofrem com a falta de estrutura do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, que fica localizado no Centro Histórico da cidade ribeirinha.

A obra

A obra de construção do novo fórum está sendo financiada pelo Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário (Funjuris) em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo, parte que, a título de contrapartida, ficou responsável pela urbanização da área e um aporte de R$ 400 mil para a obra, compromisso assumido e não cumprido pela gestão Toledo/Saldanha, em meados de 2010.

Com capacidade para abrigar quatro Varas e um Juizado, a obra conta com uma área de 2.029 m², e está sendo construída conforme a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo prédio contará também com salas de testemunha e de reconhecimento além de celas especializadas que servirão para abrigar os presos que forem levados ao fórum para serem julgados. O novo fórum contará ainda com um amplo espaço para instalação do Tribunal do Júri que terá capacidade para comportar 105 pessoas, com lugares exclusivos destinados a cadeirantes.

O prazo de conclusão da obra inicial estava marcado para fevereiro de 2011. O projeto original era para que a nova unidade judiciária fosse construída na parte alta de Penedo, mas acabou sendo transferida para o Aterro da Lagoa do Outeiro e isso tem causado uma série de problemas no prédio que já apresenta rachaduras em alguns trechos e falhas na parte interna da edificação. O prédio permanecerá fechado até que sejam feitos os devidos acabamentos.