Categorias: Brasil

Primeiros presos do mensalão chegam a Brasília para cumprir pena

A única ausência é a do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália.

Futura Press

Futura Press

Um dia após a expedição dos mandados de prisão pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, os primeiros 11 presos já estão reunidos em Brasília, onde iniciarão o cumprimento das penas. A única ausência é a do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, que fugiu para a Itália.

Os réus foram transportados em um avião da Polícia Federal, que chegou a Brasília por volta das 17h50 deste sábado, e deverão seguir para a Superintendência Regional da PF de Brasília. Em tese, cabe ao ministro Joaquim Barbosa a definição do local de pena de cada condenado. Ele, no entanto, poderá repassar a tarefa à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

A princípio, réus como José Dirceu, que cumprirá – pelo menos por enquanto – pena em regime semiaberto, ficarão no Centro de Detenções Provisórias do Distrito Federal. Três réus iniciarão o cumprimento já em regime fechado. São eles: Marcos Valério, Kátia Rabello e Cristiano Paz. Henrique Pizzolato seria o quarto a cumprir pena no mesmo regime.
Complexo Penitenciário da Papuda, no DF, já reservou celas individuais em duas unidades para eles. Posteriormente, os réus poderão solicitar transferências para unidades próximas de seus domicílios.

Na última sexta-feira, o ministro Joaquim Barbosa expediu mandado de prisão contra 12 dos réus do mensalão. A maioria se entregou no mesmo dia, dentre eles o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, apontado como chefe da quadrilha, o ex-presidente do PT, José Genoino, e o operador do esquema, Marcos Valério de Souza. Apesar de não haver expectativa, Barbosa poderá emitir novas ordens de prisão neste fim de semana.