O Atlético-MG visitou a Portuguesa e foi derrotado por 2 a 0.
Com a disputa do Mundial de Clubes pela frente, e com vaga na Libertadores 2014 garantida, o Atlético-MG mostrou que realmente já não tem mais pretensões no Campeonato Brasileiro, a não ser usar os jogos finais como teste para tentar chegar bem ao Marrocos. Neste domingo, o clube alvinegro encarou a Portuguesa, no Canindé, com um time desfalcado.
Com Giovanni no gol, sem Jô (Seleção Brasileira), Marcos Rocha, Alecsandro (ambos suspensos) e Guilherme (lesão), Cuca ainda teve que substituir Réver aos 5 minutos da primeira etapa, após o zagueiro sentir o tornozelo.
Os desfalques refletiram diretamente no desempenho do Atlético-MG, que viu a Portuguesa fazer 2 a 0 em uma partida morna para os visitantes.
Com o resultado, o Atlético-MG segue na sétima posição com 52 pontos. Já a Portuguesa se afasta ainda mais da zona de rebaixamento terminando com o 13º lugar e 44 pontos. O próximo confronto da equipe mineira enfrenta o Goiás, no Independência. Os paulistas visitam o Bahia na Fonte Nova.
O jogo
A Portuguesa começou a partida pressionando os visitantes. Na primeira jogada Diogo tentou cavar pela direita, mas a zaga atleticana afastou o atacante. Logo aos 5 minutos, Réver teve que ser substituído após sofrer uma torsão no tornozelo esquerdo, e o técnico Cuca colocou Júnior César. Dessa forma, o Atlético passou a jogar com dois zagueiros em campo.
Desnorteados, os visitantes abriram espaço para Moisés chegar a grande área, que passou por Gilberto Silva e quase marcou a favor dos donos da casa. Aos 14 minutos Fernandinho tentou uma reação buscando o ângulo do goleiro Lauro pela esquerda, mas a bola subiu muito e passou longe do gol.
Segura no toque de bola, a Portuguesa tentou avançar com Luis Ricardo, que chegou sozinho pela direita e passou por Júnior César, que bloqueou a jogada do lateral. Aos 27 minutos, em ataque rápido, Fernandinho recebeu a bola na frente do gol e mandou direto para as mãos de Lauro. Tardelli pegou a sobra, mas chutou para fora.
A Portuguesa inicia novamente uma pressão e aos 34 minutos com Wanderson, que consegue achar espaço na área após receber cruzamento pela esquerda. Giovanni defende, mas a pressão dos donos da casa continua.
Já no finalzinho da primeira etapa, novamente Wanderson cruza rasteiro, Bruno Henrique recebe e manda direto para o fundo das redes abrindo o marcador a favor do time paulista.
Na volta dos vestiários a Portuguesa voltou decidida a aumentar a vantagem. Aos 10 minutos Henrique recebeu um belo lançamento, disputou com o goleiro Giovanni, mas acabou tocando fraco para o gol.
Nove minutos mais tarde, a zaga do Atlético se atrapalhou, Tardelli deixou a bola passar e Henrique ganhou na disputa, mandando uma ‘bomba’ para o fundo do gol de Giovanni: Portuguesa 2 a 0.
Na tentativa de movimentar o time, Cuca saca Fernandinho, que fez uma partida ‘apagada’, e coloca Neto Berola. Antes disso, Gilberto Silva já tinha dado lugar a Dátolo na equipe. O técnico Guto Ferreira também mudou o time, colocando Jean Mota no lugar de Diogo, Bruno para substituir Henrique e trocou Wanderson por Correa.
Mas as mudanças no Atlético-MG não foram suficientes para motivarem uma reação. Aos 37 minutos Lima cobrou uma falta de longe, mandou forte e Giovanni salvou a equipe mineira de levar o terceiro gol com uma bela defesa.
Nos últimos minutos, ambas as equipes diminuíram a movimentação e esperaram apenas pelo apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 0 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 17 de novembro de 2013, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Cartões amarelos: Moisés e Bruno Moraes (Portuguesa); Carlos César, Emerson, Lucas Cândido e Neto Berola (Atlético-MG)
Gols:
PORTUGUESA: Bruno Henrique, aos 45 minutos do primeiro tempo e Henrique, aos 19 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Lima, Valdomiro, Bryan; Bruno Henrique, Willian Arão, Moisés; Wanderson (Corrêa), Henrique (Bruno Moraes) e Diogo (Jean Mota)
Técnico: Guto Ferreira
ATLÉTICO-MG: Giovanni; Leonardo Silva, Emerson, Réver (Junior César); Carlos César, Gilberto Silva (Dátolo), Rosinei, Lucas Cândido; Luan, Diego Tardelli e Fernandinho (Neto Berola)
Técnico: Cuca