Categorias: Maceió

Avança Saúde Governador inspeciona construção de UPA em Maceió

Avança Saúde Governador inspeciona construção de UPA em Maceió

Assessoria

Avança Saúde Governador inspeciona construção de UPA em Maceió

Nesta quinta-feira (21), o governador Teotonio Vilela Filho inspecionou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída no bairro do Trapiche, em Maceió. A visita foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, pela superintendente de Atenção à Saúde, Aparecida Auto, e pelo secretário de Saúde de Maceió, Jaelson Gomes.

Em fase de montagem, a UPA tem previsão de entrega para o inicio de 2014, mas pode ficar pronta até o final de 2013. “Estamos realizando a montagem dos painéis, para em seguida equipar e fazer a parte elétrica e hidráulica. O governador Teotonio Vilela pediu agilidade, e vamos fazer o possível para concluir a UPA até o final de dezembro”, disse o coordenador da obra, Jáder Nóbrega.

Além da UPA do Trapiche, o Governo do Estado está construindo também uma UPA no Benedito Bentes. No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões pelo governo estadual e R$ 2,6 milhões pelo governo federal. Quando estiverem em funcionamento, elas irão qualificar o atendimento de média complexidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo também para reduzir o fluxo de atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE).

“Estamos em constante contato com a prefeitura, bem como visitando as obras das UPAS, para cobrar agilidade da construtora. É de fundamental importância a abertura dessas unidades para desafogar o HGE e prestar à população um atendimento adequado e qualificado”, destacou o governador Teotonio Vilela Filho.

Segundo o projeto arquitetônico, as UPAS são de porte III e terão área de 1.118 m², possibilitando a realização de atendimentos de urgência e emergência e solucionado mais de 90% das ocorrências. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, as unidades irão funcionar 24 horas, com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco.

“Assim, os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada à UPA, que irá dispor de leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma. O atendimento aos pacientes será ágil e qualificado, contribuindo para diminuir as internações em hospitais como o HGE”, ressaltou Villas Bôas.

Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Jaelson Gomes, a prefeitura já está se preparando para assumir a gestão das Unidades. “Estamos tratando dos detalhes finais para assumir a gestão das UPAS assim que recebê-las do Estado. Entendemos a importância destas unidades para o atendimento da população”, disse.

As UPAs irão contar com uma estrutura composta de consultórios, salas de raios-X, sutura, gesso, inalação, aplicação de medicamentos e eletrocardiografia, além de área de observação, farmácia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. “Com isso, apenas os pacientes em estado gravíssimo, que necessitem de atendimento mais específico, a exemplo de cirurgias, serão encaminhados para unidades hospitalares”, informou Villas Bôas.

Custeio – De acordo com pactuação realizada entre o Governo do Estado e os municípios, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o custeio das UPAs é feito de forma triparte pelos três entes do SUS. Com isso, 50% dos custos são arcados pelo governo federal, 25% pela Secretaria de Estado Saúde e os outros 25% pela Prefeitura de Maceió.

Alagoas já conta com três UPAs em pleno funcionamento nos municípios de Marechal Deodoro, Viçosa e Penedo. Nos próximos meses, os municípios de Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Maragogi também serão contemplados com Unidades de Pronto Atendimento.