Categorias: Maceió

Violência e segurança pública é discutido em seminário

Documento será elaborado e entregue aos órgãos de segurança pública estadual.

Priscylla Régia/Alagoas24Horas

A vítima foi morta quando subia uma escadaria da Grota do Cigano

A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) realiza nesta quarta-feira (27), das 9h às 17h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, o seminário “Violência e segurança pública: desafios e perspectivas”. No evento, serão abordados vários subtemas, entre eles a violência no cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras e a estrutura da segurança pública em Alagoas.

“Vamos construir um documento propositivo da classe trabalhadora, a respeito dessa política pública tão importante para a promoção da qualidade de vida da nossa população e, consequentemente, dos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, explica a presidenta da CUT-AL, Amélia Fernandes.

De acordo com a programação do seminário, pela manhã serão três palestras, seguidas de debate. Inicialmente, o professor e economista Cícero Péricles falará sobre as características socioeconômicas de Alagoas; depois o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, abordará o tema “pobreza e criminalização”, e a presidente da CUT-AL discutirá a questão da violência no cotidiano dos trabalhadores.

À tarde, haverá uma mesa-redonda que discutirá os subtemas “a estrutura da segurança pública e a segurança que desejamos”, “segurança pública: valorização profissional” e “democratização e reestruturação dos órgãos de segurança”. Os palestrantes serão o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, Josimar Melo; o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas Souza”, e o ex-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) Jorge Venerando.

Ao final, discutido e votado um documento propositivo da CUT-AL para a Segurança Pública.