Nesta quinta-feira (28), centenas de empresários e prefeitos alagoanos se reuniram no Levino’s Hall, bairro de Novo Horizonte, para palestras e debates a respeito do avanço econômico do Agreste.
Com esforços voltados e pensados para nossa região, Célia Rocha (PTB) foi anfitriã deste 1º Encontro de Prefeitos e Empresários para o Desenvolvimento para o Agreste. Autoridades de várias cidades estavam presentes, bem como representantes do Governo do Estado.
Houve explanação da socióloga Tânia Zapata, falando acerca de mudança e avanços socioeconômicos, e do prefeito de Três Rios/RJ, Vinícius Farah, sobre experiências exitosas em sua cidade.
“Vivemos um momento de pura pujança, evolução em muitas instâncias. Então, precisamos crescer juntos. Por isso, a importância deste encontro para que, de mãos dadas, façamos com que o Agreste figure no cenário alagoano como uma das regiões que mais ascendem, sempre se importando com o microempreendedor e o pequeno empresário”, diz Célia Rocha.
O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), Ronaldo Moraes, afirmou que o desenvolvimento de Arapiraca se deu com boa distribuição de renda, tornado assim o município o sétimo com maior poder de compras do Brasil.
O representante do Governo de Alagoas, Francisco Azevedo, inferiu sobre a chegada de nova adutora do Agreste e o gasoduto Arapiraca-Penedo, que dará suporte às empresas da cidade e novos investimentos que estão por vir.
Em sua palestra, a socióloga Tânia Zapata, especialista em Desenvolvimento Econômico Regional, tratou de dimensões e estratégias para o desenvolvimento local e do papel do município diante das pequenas empresas.
“Temos que cuidar do nosso espaço territorial, pois é ali onde a vida acontece, onde surgem os sonhos e projetos. Sem atitudes proativas do gestor público, não deixaremos nenhum legado para nossos netos. O prefeito hoje tem outra característica: é empreendedor, promotor do desenvolvimento político e humano sustentável”, pontua ela.
Em sua fala, o prefeito de Três Rios/RJ, Vinícius Farah, colocou que há cinco anos seu município estava com outra realidade, deficiente. Mas com força de vontade e recursos, hoje a cidade tem um dos maiores PIBs per capita do país.
“É possível transformar o nosso lar para melhor. Foi o que fiz em minha primeira gestão. Em quatro anos, foram abertas em Três Rios mais de 1.140 novas empresas, gerando 9.300 empregos diretos apenas na área da indústria. E nossa dinâmica não é muito diferente de Arapiraca, pois temos 115 mil habitantes – número menor, é bem verdade – e somos polo também. Nossa cidade converge outras 13 em redor”, diz o gestor.
E conclui: “E sou igual a você, Célia. Não desisto! Insisto e vou atrás dos recursos necessários. Mas todos estes avanços não seriam possíveis sem o apoio constante do Sebrae – que é inclusive o realizador deste encontro -, que filtra os sonhos dessa cidade”.
Ao final, aconteceu um debate entre os palestrantes, tendo como moderadores a prefeita Célia Rocha e o diretor do Sebrae, Ronaldo Moraes, a respeito do contexto socioeconômico local.