Sertanejos de Água Branca pescam nos barreiros às margens do Canal do Sertão
O município de Água Branca é um dos beneficiados com a obra do governo de Alagoas, que vem levando água para diversas áreas do estado, castigada com a seca – o Canal do Sertão.
A gerência regional da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) no sertão vem registrando durante a última semana, mais um benefício naquela região, antes impossível de acontecer: a despesca nos barreiros em torno do Canal do Sertão. Possibilitando para cerca de 200 famílias, um alimento saudável e renda.
O secretário da pasta, Regis Cavalcante, lembra do peixamento que resultou nesta despesca. "Entre março e abril desse ano, antes mesmo de inaugurar oficialmente os 65km da obra, nós da Sepaq já estávamos deixando alevinos de tilápia em cada barreiro que encontrávamos. E eles diziam que era um sonho ter água durante a seca, e mais ainda, cultivar peixe".
De acordo com o agricultor, Edmilson da Silva, que antes lidava somente com a terra e a agricultura, criar peixe, e agora poder consumi-lo, além de vender e ter mais uma renda é uma boa surpresa. "Nunca criei, nem tive contato com peixe. Até pra comer, antes da Secretaria colocar aqui nos barreiros, era difícil. Agora tenho uma "mistura" saudável para minhas crianças e também quero vender, pra juntar mais renda pra minha família".
Para o gerente do regional sertão da Sepaq, Luis Carlos, nos próximos meses esse quadro vai se repetir. "No início do mês entregamos mais alevinos em Delmiro Golveia, Água Branca e Piranhas. Agora é aguardar e mais famílias vão está almoçando peixe e melhorando assim, a alimentação de todos."