Categorias: Saúde

Sesau prepara mais 50 médicos cubanos para atuar em Alagoas

Médicos chegaram a Alagoas no domingo (1º) e participam de oficina de acolhimento até quinta (5).

Ascom/Sesau

Mais de 50 médicos cubanos em Alagoas

Cinquenta novos médicos cubanos, que chegaram a Alagoas no domingo (1º), e estão inscritos no Programa Mais Médicos, participam de oficina de acolhimento até a próxima quinta-feira (5). Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Museu da Imagem e do Som, em Maceió, a ação está preparando os profissionais para atuar em 37 dos 102 municípios alagoanos.

Durante o evento, que tem o apoio do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), os médicos cubanos estarão sendo instruídos sobre a situação da saúde em Alagoas. Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira, eles também serão informados sobre dados epidemiológicos do Estado.

“O médicos irão assistir palestras sobre o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde em Alagoas, uma apresentação da situação da saúde no Estado e nos municípios contemplados pelo programa. Também iremos apresentar informações sobre o Programa Nacional de Imunização, Sistemas de Informações de Vigilância em Saúde e o Panorama da Dengue no Estado”, explicou Cláudia Cerqueira.

Durante a abertura do evento, a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Josinete Marques, explicou que os médicos irão trabalhar em municípios que sofrem com a carência destes profissionais. A apoiadora destacou que eles irão iniciar os atendimentos após a conclusão da capacitação na quinta-feira (5). “Os médicos estão ansiosos para iniciar sua missão de tratar a população que também está ávida para receber os profissionais em suas comunidades”, destacou.

Expectativa

Entre os 50 médicos cubanos que irão atuar em Alagoas, Juan Carlos Cobas afirmou estar ancioso para começar a trabalhar. “Viemos para o Brasil para ajudar as pessoas, levando atendimento para os mais necessitados”, destacou, ao informar que irá atuar em uma aldeia indígena.

Já a médica Esmiky Garcia, que também vai atuar com a saúde indígena, ressaltou que pretende trabalhar para reduzir, ainda mais, o índice de mortalidade infantil e materna no Estado. “Pretendemos intensificar o trabalho de prevenção e cuidado de problemas de saúde nessas comunidades”, ressaltou.

Nesta terceira fase do Programa Mais Médicos serão contemplados os municípios alagoanos de Barra de Santo Antônio, Belém, Branquinha, Cacimbinhas, Campestre, Campo Alegre, Chã Preta, Coqueiro Seco e Dois Riachos, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Joaquin Gomes e Jundiá. Também irão receber médicos cubanos os municípios de Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Olho D’Água do Casado, Olivença, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas, Porto de Pedras, Santana do Ipanema, São Brás, São Miguel dos Milagres, São Sebastião e União dos Palmares.

Histórico – Em Alagoas, o Programa Mais Médicos foi responsável pelo envio de 63 médicos nas duas primeiras etapas do programa. A partir da próxima sexta-feira (6), serão 113 médicos atuando na Atenção Básica de Alagoas, facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos serviços disponibilizados no Programa Saúde da Família (PSF).