Categorias: Economia

Convênio contempla projeto de inclusão social para reeducandos

Convênio contempla projeto de inclusão social para reeducandos

SEPLANDE/AL

SEPLANDE/AL

Um convênio firmado nesta terça-feira (3) entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e a Associação Patronato Nelson Rodrigues Correia viabilizará a execução do Programa “Justiça Por Inteiro”. Inovador no Brasil, o projeto é voltado para a recuperação de reeducandos infratores ou dependentes químicos, e deve ser uma alternativa ao sistema prisional, que até então é a única opção de jovens nesse perfil. Assim que estiver funcionando em Passo de Camaragibe, a casa vai abrigar inicialmente 25 reeducantos.

De acordo com o desembargador Tutmés Airan, a iniciativa visa resolver um problema que aflige os que veem de perto a realidade do sistema prisional alagoano. Para ele, a única saída para esses casos é o mergulho em atividades diárias e o acompanhamento direto de médicos especializados. “Um programa especial está sendo desenvolvido. A ideia é que eles tenham um dia inteiro ocupado, entre atividades que venham a contar para uma profissionalização, e aulas que vão variar de acordo com as necessidades deles”, revela Tutmés.

Com os 30 hectares da propriedade, o espaço deve abrigar até 60 reeducandos. Inicialmente apenas 25 serão atendidos, enquanto o experimento é aperfeiçoado. O desembargador ressalta ainda que o objetivo é que esses detentos saiam da Associação para a sociedade, e não voltem mais para a prisão.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, demonstrou a sua solidariedade com o projeto e ressaltou a necessidade de mais ações como essa. Ele lembrou que o início do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica, que hoje abriga indústrias dentro do sistema prisional maceioense, surgiu de uma parceria com o desembargador.

“Com ações como essa mudamos a realidade de muitas pessoas. Quando idealizamos o Núcleo foi assim, hoje centenas de reeducandos têm novas oportunidades de vida. Esperamos isso desse novo projeto”, concluiu.