Categorias: Esporte

Diário Oficial confirma envio da Força Nacional para sorteio da Copa

Definição dos grupos do mundial da Fifa irá ocorrer na sexta (6), na BA. Policiais do grupamento federal irão reforçar a segurança do evento.

Ilustração

Ilustração

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, publicou nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União portaria que autoriza o envio da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar o policiamento durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. O evento, que irá atrair celebridades do mundo do futebol e a cúpula da Fifa, será realizado na sexta (6), na Costa do Sauípe (BA).

Cardozo atendeu a um pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner, que manifestou haver “necessidade de emprego” da Força Nacional para assegurar a segurança da cerimônia organizada pela Fifa. A tropa federal permanecerá durante uma semana no território baiano, porém, a permanência dos policiais no estado, caso haja necessidade.

O governo federal não informou qual é o número de homens que serão enviados para a Bahia. O auxiliar da presidente Dilma Rousseff destacou na portaria que o número de policiais “obedecerá” ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça, a Força é formada por policiais federais e integrantes das polícias estaduais. Para que a tropa seja acionada, é necessário o aval do governador do estado em que o grupamento será utilizado.

O Diário Oficial informa que os policiais da Força Nacional irão atuar em ações de segurança que envolvam o sorteio final das chaves da Copa, como, por exemplo, o controle de tumultos e distúrbios civis. Os policiais da tropa também ficarão responsáveis pela escolta e segurança de integrantes do Comitê Executivo da Fifa. O objetivo, de acordo com a portaria federal, é “preservar a ordem pública e garantir a integridade física dos envolvidos”.

As regras do sorteio
Nesta terça (3), a Fifa anunciou as regras do sorteio dos grupos do mundial. É possível que três campeões do mundo fiquem no mesmo grupo.

No pote 1, vão ficar todos os cabeças-de-chave, escolhidos a partir do ranking da Fifa: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça.

No pote 2, os cinco países africanos e mais Chile e Equador.

No pote 3, os quatro da Ásia e os quatro das Américas do Norte e Central.

No pote 4, os nove europeus restantes. Uma das seleções europeias vai ser sorteado e vai mudar para o pote 2.

Pelas regras, não poderá haver mais de dois europeus por chave, nem mais de um representante dos outros continentes.

O Brasil, que é o cabeça de chave do grupo A, pode enfrentar, por exemplo, Itália, França e Estados Unidos, em uma simulação mais difícil.