Categorias: Polícia

Polícia Militar forma 29 novos aspirantes

Ao longo de três anos de academia, os então cadetes receberam instruções em tempo integral em mais de 80 disciplinas que contabilizaram 4.332 horas/aula.

PMAL

Formandos durante desfile militar

A Polícia Militar de Alagoas formou na noite desta sexta-feira (6) os 29 novos aspirantes da corporação. Ao longo de três anos de academia, os então cadetes receberam instruções em tempo integral em mais de 80 disciplinas que contabilizaram 4.332 horas/aula. As instruções permearam os campos das ciências jurídicas, sociais e políticas e capacitaram a turma para a atividade policial ostensiva.

Nesta noite, durante a solenidade, eles proferiram o juramento que simboliza o compromisso com a segurança pública, a ética policial militar e o respeito à hierarquia e à disciplina, pilares básicos da atividade militar. Autoridades e familiares dos alunos fizeram a entrega da espada, símbolo do oficialato na corporação.

A cerimônia foi presidida pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô, que destacou a importância deste momento para os formandos e para a sociedade. “Este é um momento de alegria pessoal por concluírem esta etapa, mas a sociedade também precisa do trabalho de vocês. Assumam de coração esse compromisso que abraçam hoje”, disse aos formandos.

O comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros, ressaltou que o final do curso não representa o término de uma etapa, mas o início. “Durante o período que permaneceram nos bancos escolares, vocês tiveram experiências marcantes, vivenciaram os valores da ética militar, aprimoraram o caráter e aprenderam a cultuar a disciplina, o respeito e a consideração entre si. Agora, estão respaldados por um atributo, a liderança militar, que os norteará ao longo dos anos na corporação”, frisou.

O primeiro colocado no curso, aspirante-a-oficial Maxwell da Silva Melo, recebeu a espada das mãos do governador em exercício e os demais alunos dos padrinhos e madrinhas. Nos próximos dias, os 29 aspirantes formados nesta noite serão distribuídos nas unidades operacionais da capital e do interior e atuarão como comandantes de pequenas frações de tropa no policiamento ostensivo.

A solenidade foi encerrada com o desfile militar – composto por tropas do Centro Musical, APMSAM, CFAP, Batalhão Ambiental, Bope e Cavalaria – e o tradicional “Fora de Forma”, ato solene que simboliza o término da vida acadêmica e acena para a carreira policial militar. Ao final da solenidade, a turma realizou o descerramento da placa de formatura.

Participaram do evento, ainda, o presidente do Conselho de Segurança, Juiz Maurício Breda; o secretário de Defesa Social, Dário Cesar; o subcomandante da PM, coronel Mário da Hora; o comandante da APM, coronel João Marinho; autoridades civis e militares; oficiais e praças da corporação, além de familiares dos formandos.