Categorias: Futebol

Cristiano Ronaldo, Messi e Ribéry são os finalistas da Bola de Ouro da Fifa

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os três nomes que irão concorrer à Bola de Ouro.

Getty

Os três candidatos a Bola de Ouro de 2013

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os três nomes que irão concorrer à Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do ano em 2013. Sem muitas surpresas, o trio finalista é formado, em ordem alfabética, por Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, Messi, do Barcelona, e Ribéry, do Bayern de Munique.O português vem em uma das melhores fases de sua carreira, com 25 gols anotados em apenas 18 jogos pelo Real Madrid na temporada, além de mais 10 tentos em 9 jogos por Portugal. Em 2012/13, ele também se destacou, com 55 gols em 55 partidas pelos merengues, com mais cinco em 13 duelos por sua seleção. Cristiano também foi o principal responsável por colocar os lusos na Copa, marcando quatro vezes nos dois jogos da reperscagem contra a Suécia, pelas eliminatórias europeias.

Messi também vem com boa média de gols, com 14 bolas na rede em 16 jogos pelo Barça na temporada, com mais cinco em seis aparições pela Argentina. Na temporada passada, foram incríveis 60 gols em 50 partidas pelo clube catalão, com mais 12 em 9 pela Argentina completando a festa. Em 2012/13, porém, La Pulga, se lesionou em momentos chave da temporada, o que atrapalhou seu rendimento. Atualmente, inclusive, recupera-se de outra lesão muscular.

Menos estelar dos três, Ribéry vem de duas temporadas fantásticas. Em 2012/13, faturou a Uefa Champions League, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha com o Bayern de Munique, além de ter feito 11 gols em 43 jogos. Nesta temporada já fez os mesmos 11, mas em apenas 19 duelos, e com a possibilidade de conquistar o Mundial de Clubes da Fifa neste mês, no Marrocos. Ele também foi decisivo para colocar a França na Copa-2014, sendo o principal jogador da equipe nas eliminatórias.
A eleição da Bola de Ouro é feita por três representantes de cada país filiado à Fifa: o técnico e o capitão da seleção, além de um jornalista esportivo. Cada votante escolhe três nomes, que recebem cinco (primeira escolha), três (segunda) e um (terceira) ponto na lista da entidade máxima do futebol. O prêmio será entregue no dia 13 de janeiro do ano que vem, na sede da Fifa, Em Zurique (Suíça).

Além dos três finalistas do prêmio, fizeram parte da lista preliminar os seguintes jogadores: Bale (Tottenham/Real Madrid), Cavani (Napoli/PSG), Falcao García (Atlético de Madri/Monaco), Iniesta (Barcelona), Hazard (Chelsea), Ibrahimovic (PSG), Lahm (Bayern de Munique), Lewandowski (Borussia Dortmund), Thomas Müller (Bayern de Munique), Neuer (Bayern de Munique), Neymar (Santos/Barcelona), Özil (Real Madrid/Arsenal), Pirlo (Juventus), Robben (Bayern de Muniqeu), Schweinsteiger (Bayer de Munique, Suárez (Liverpool), Thiago Silva (PSG), Yaya Touré (Manchester City), van Persie (Manchester United) e Xavi (Barcelona).