Categorias: Maceió

Poal receberá mais de R$ 1 milhão de reais para investir em 2014

Projeto para compra de equipamentos e bens de consumo para os Institutos foi aprovado pelo Ministério da Justiça.

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas recebeu na manhã de hoje, 09, a confirmação da aprovação do projeto alagoano apresentado no último edital lançado pelo Ministério da Justiça. Este novo convênio entre a união e o estado prevê o fortalecimento das atividades de perícia criminal oficial.

Com a assinatura da adesão deste convênio, a POAL receberá um investimento no valor total de R$1.184.980,30 conforme notas de empenhos emitidas pelo MJ. Todo este valor será investido exclusivamente para o reaparelhamento dos Institutos de Criminalística e de Medicina Legal das cidades de Maceió e Arapiraca.

Segundo o coordenador setorial administrativo, José Adriano Rocha de Sá Filho, responsável técnico pelo projeto, o convênio possibilitará aos órgãos o aumento da eficiência no atendimento das suas missões, contribuindo para a melhoria e agilidade nos serviços prestados a sociedade alagoana.

“Além de reaparelhar os institutos, o projeto prevê a aquisição de novas ferramentas de trabalho, e de equipamentos para proteção individual contra agentes contaminantes, bem como a sociedade alagoana, por ser a parte que necessita dos serviços oferecidos pela perícia no Estado”, afirmou o perito.

O diretor geral da Perícia Oficial, João Alfredo, explicou que o projeto alagoano vencedor foi construído após um diagnóstico fundamento nos três órgãos. Este trabalho apontou as deficiências, e as necessidades de cada setor, como também os tipos de equipamentos e materiais que serão adquiridos através do convênio.

“Fizemos um trabalho sério e aprofundado para garantir a aprovação desse convênio que possibilitará mais que apenas a aquisição de aparelhos. Ele permitirá um avanço significativo, garantindo melhores condições de trabalhos nos locais de crime e nas pericias internas, isso porque, boa parte dos equipamentos será instalada no novo laboratório do Instituto de Criminalística que está sendo construído, cujas obras serão entregues no final de janeiro”, afirmou João Alfredo.

Agora com a aprovação, a direção explicou que o convênio irá seguir o planejamento e as estratégias previstas no projeto que serão desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho. Para isso, foi realizada uma listagem, com a descrição das metas e respectivas etapas, cumprindo um cronograma que terá início em janeiro e será encerrado em dezembro de 2014.