Categorias: Maceió

Governo de Alagoas lança sistema de perícia médica

Governo de Alagoas lança sistema de perícia médica.

Agência Alagoas

Governo de Alagoas lança sistema de perícia médica

O Governo de Alagoas lança, nesta quarta-feira (11), o novo sistema de
Perícia Médica e o novo site da Escola de Governo, ambos senvolvidos pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para a Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp). A cerimônia de lançamento acontece às 10h, no Hotel Radisson.

O novo sistema trará agilidade no atendimento da Superintendência da Perícia Médica e Saúde Ocupacional por meio de dois módulos. O primeiro é referente a Guia de Avaliação Pericial (Gap), preenchido virtualmente pelos RH’s e encaminhado via sistema para a Perícia Médica.

"Esse processo digital, além de possibilitar atualizações cadastrais do servidor, diminui a possibilidade de erros, em um processo que antes era feito manualmente", explica a superintendente da Perícia Médica e Saúde Ocupacional, Marilurdes Monteiro Barros.

O segundo módulo permite a marcação de consultas e remarcação de consultas agendadas – dia, horário e o perito responsável. O preenchimento e elaboração de prontuários pelos médicos também será feito pelo sistema. Os médicos peritos alimentarão esse prontuário eletrônico, onde constará todo o histórico médico do servidor.

"Esta informatização atende o que preconiza o Conselho Federal de Medicina (Código de Ética Médica- CFM Nº 1.931/09 Capítulo X, Artigo
87) que normatiza o uso de meios digitais o preenchimento e elaboração de prontuários pelo profissional médico", ressaltou a superintendente, Marilurdes.

O Sistema terá ainda um terceiro módulo, que está na fase de desenvolvimento no Itec. Ele contemplará as estatísticas de atendimento, provenientes de relatórios gerados pelo novo Sistema e entrará em vigor na primeira quinzena de 2014.

O Governo de Alagoas buscou a tecnologia do Sistema de Perícia Médica, no Estado de São Paulo, onde o mesmo foi implantado, em abril de 2013 na cidade de Bauru, obtendo 90% de aprovação pelos servidores.

A partir de uma visita realizada por técnicos da Segesp e Itec, o sistema foi cedido para Alagoas, sem custos para o Estado. O Itec adaptou a ferramenta e desenvolveu o Sistema de Perícia Médica que atende às necessidades dos servidores do Estado de Alagoas.

Desenvolvimento

O Itec tem obtido bons resultados nas entregas de sistemas da informação. Este ano foram entregues o sistema de Consulta a fornecedores para o Procon, o Sistema de Contratos e Convênios para o Detran e Amgesp, o Sistema de Frotas para o Detran e Amgesp, o de
Gestão de Passagens Aéreas, para Amgesp e demais órgãos e o de Controle de Visitantes, disponível aos órgãos.

Além desses sistemas, estão em fase de homologação o de Controle da Perícia Médica, com lançamento marcado para esta quarta-feira (11), e o Sistema de Controle de Atas e Registros de Preços da Amgesp, com
previsão de implantação também este mês.

Segundo a Gerência de Sistemas da Informação do Itec, o bom desempenho se deu a partir da adoção de um novo modelo de processo baseado nas experiências e melhores práticas do PMBOK. “Esses sistemas estão seguindo as etapas do processo que estamos definindo”, afirma o analista de sistemas, Leonardo Marcel.