Projeto faz parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital do Estado, que já conta com 15 unidades só em Maceió
Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o destaque que Alagoas vem tendo no cenário nacional quando o assunto é inclusão digital. Enquanto a média de acesso na região Nordeste cresceu 25,1% e em todo país o dado foi de 143,8%, o Estado alavancou sua média para 400,3%.
O projeto Digitalagoas, que implanta telecentros em todo o território alagoano, é um dos indícios de que as ações do Governo do Estado têm funcionado. Assim, será inaugurado no município de São Luiz do Quitunde, nesta quinta-feira (12), às 10h, um novo telecentro.
A unidade ficará localizada no povoado Quitunde I, que abriga cerca de 700 famílias, que serão alcançadas pelo projeto. O telecentro será instalado na sede da Associação dos Moradores e Amigos do Povoado Quitunde, que ficará responsável pelos equipamentos. A entidade conta ainda com uma quadra de esportes e cerca de 100 pessoas são atendidas por outro projeto social, o Pró-Jovem.
O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) é o órgão responsável pela instalação dos pontos de acesso do Digitalagoas que, com esse em São Luiz do Quitunde, já são mais de 35 unidades em toda Alagoas, sendo 15 só em Maceió. Esse projeto faz parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, coordenado pelo Sistema Secti, abrangendo a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Itec.