Quatro camelôs foram presos, na tarde desta terça-feira, 10, depois de uma confusão com policiais militares, no Centro de Maceió.
Quatro camelôs foram presos, na tarde desta terça-feira, 10, depois de uma confusão com policiais militares, no Centro de Maceió. As primeiras informações colhidas no local dão conta que fiscais da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) realizavam a apreensão de mercadorias irregulares de ambulantes e precisaram acionar a polícia para conter a revolta dos camelôs.
De acordo com o camelô Agnaldo Menezes, cerca de 30 ambulantes estavam nas proximidades da Rua Moreira Lima quando as equipes chegaram. Ele conta que os fiscais teriam apreendido a mercadoria de três pessoas, o que gerou revolta aos demais. Os ambulantes discutiram com a polícia, os ânimos ficaram acirrados e um dos policiais teria atirado para o alto para dispersar a multidão. O helicóptero da Secretaria de Defesa Social também foi acionado para a ocorrência.
Houve correria e muito tumulto entre os clientes em compras. Boa parte dos lojistas fechou as portas com medo de que estivesse ocorrendo um arrastão. Clientes também tentavam se abrigar no interior das lojas e estabelecimentos comerciais. Alguns meliantes acabaram aproveitando a situação para cometer furtos.
Quatro pessoas foram presas e levadas para o PM Box do calçadão, onde prestavam esclarecimentos à Polícia. Enquanto isso, um grupo de mais de 300 camelôs engrossaram o protesto contra as apreensões de mercadorias.
O Alagoas24Horas tentou conversar com os policiais que efetuaram as prisões, mas não foi possível por causa do tumulto.
Em nota, a SMCCU esclareceu que vem intensificando, desde a semana passada, a fiscalização da venda irregular de produtos por ambulantes no calçadão do Centro de Maceió.
"A ação visa desobstruir o passeio público para facilitar o fluxo de pedestres na região nesta época do ano. Diante disso, na tarde desta terça-feira (10), os fiscais do órgão, com o apoio da Polícia Militar de Alagoas e da Guarda Municipal, realizaram a apreensão de diversas mercadorias irregulares que estavam sendo vendidas em locais proibidos. A SMCCU continuará fiscalizando o Calçadão, no Centro, por tempo indeterminado, disponibilizando outras áreas para a venda de materiais, como o espaço de um antigo estacionamento e a Rua do Comércio, ambos próximos à Praça dos Palmares, além do Shopping Popular".