Categorias: Economia

Café com Arte é lançado e deve beneficiar mais de 300 artesãos

Perspectiva é que movimente mais de R$ 80 mil em vendas.

Agência Alagoas

Café com Arte

Na manhã desta quarta-feira (11), foi lançada mais uma oportunidade para que os artesãos alagoanos possam apresentar e comercializar seus produtos para os turistas que visitam Alagoas durante a alta temporada. Em solenidade no Hotel Jatiúca, foi apresentada a programação da 5ª edição do Café com Arte, que consiste em levar o artesão para expor, produzir e vender seus produtos em dez hotéis de Maceió e um na Barra de Santo Antônio durante o período do café da manhã, até o final de fevereiro.

O programa é realizado anualmente pela Diretoria de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O Café com Arte conta com a participação de associações de artesãos dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Coruripe, Maragogi e Boca da Mata.

“Nos anos anteriores, registrávamos a participação de cinco hotéis. Este ano mais do que dobramos, estamos com onze, fator que comprova o sucesso deste Programa. Nosso maior propósito é divulgar e criar meios para o crescimento do artesanato local”, colocou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, devido ao bom relacionamento com trade turístico de Alagoas, foi possível a ampliação no número de hotéis que aderiram ao programa. “Todos ganham com esse processo, os artesãos, que passam a ter mais chances de comercializar, e os hotéis, que enriquecem suas atividades com a valorização do artesanato local”, disse.

Os artesãos serão divididos entre os hotéis: Hotel Jatiúca, Ritz Lagoa da Anta, Ritz Suítes, Brisa Tower, Maceió Mar Hotel, Praia Bonita, Mércure, San Marino, Tambaqui, Ponta Verde e D’Aldeia Village Hotel (Barra de Santo Antônio).

De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, o Café com Arte beneficiará cerca de 300 artesãos. “Apenas os representantes de cooperativas e associações poderão vender os produtos nos hotéis. Eles estarão devidamente identificados com camisetas e crachás. Nossa meta é comercializarmos mais de R$ 80 mil, mais que o dobro registrado nos anos anteriores”, comenta.

Ainda de acordo com Dyslene Teles, após o anúncio do lançamento do Café com Arte, artesãos de outros municípios já procuraram a Seplande para também participarem do programa. “O artesão vê o programa como mais uma oportunidade de apresentar seus produtos para os turistas nacionais e internacionais. O Filé do Pontal da Barra é um exemplo de artesanato que fez sucesso em outros países”, conclui.

Caminhões para o Artesanato

O secretário Luiz Otavio Gomes anunciou, durante o lançamento do V Café com Arte, que a Seplande adquiriu, após determinação do governador Teotonio Vilela Filho, dois caminhões novos que serão destinados para o artesanato alagoano.

Segundo Luiz Otavio Gomes, os veículos foram adquiridos com recursos do Proinveste. Um deles será destinado para o transporte das peças artesanais para nas cinco regiões do país, o outro será estruturado para que percorra os 102 municípios alagoanos, fazendo com que os artesãos possam comercializar seus produtos.

“Este é um presente do governador Teotônio Vilela Filho para os artesãos de Alagoas, que contribuem para o desenvolvimento regional e econômico do estado”, finaliza.