Categorias: Política

Autorização para curso de Medicina do Cesmac avança, afirma Renan

Solicitação para abertura do curso será apreciada na terça pelo Conselho Nacional de Saúde

Agência Senado

Autorização para curso de Medicina do Cesmac avança, afirma Renan

A reivindicação do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) em Alagoas para abertura do curso de Medicina será apreciada na próxima terça-feira (17) pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A previsão é que já na primeira semana de janeiro de 2014 o pedido para instalação do curso pela Cesmac seja analisado pelo plenário do CNS.

Após a submissão ao Conselho Nacional de Saúde o processo retornará à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação para emissão final e a devida publicação. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comemorou o rápido andamento do processo de autorização nesta quinta-feira (12) na chegada ao Gabinete da Presidência.

“A inclusão do pedido na pauta da comissão intersetorial do Conselho Nacional de Saúde é um passo importante para a autorização. Dessa forma, creio que logo teremos aprovada a instalação do curso de Medicina na Cesmac”, disse Renan, que tem se empenhado para que a autorização saia o mais rápido possível. “O Estado de Alagoas há muito tempo carece de mais vagas para estudantes das ciências médicas”, completou.

“As 120 vagas que a Cesmac deve abrir serão muito importantes para a formação médica dos estudantes do meu Estado”, avaliou o presidente do Senado.

Estrutura do Centro

Atualmente o Cesmac oferece 27 cursos de graduação distribuídos em quatro campi universitários em Maceió, além de Arapiraca e Palmeira dos Índios e com infraestrutura que conta com modernos laboratórios para seus alunos e clínicas que proporcionam atendimento gratuito à população carente de Alagoas, nas áreas de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia e o do Direito.

De acordo com Renan, além do benefício que o número de vagas para o curso de Medicina trará para os estudantes alagoanos que pretendem ingressar na área, o ganho se estenderá também para a população carente de Alagoas.