Categorias: Maceió

Chega a Maceió Navio-Patrulha ‘Macau’

Visitação será aberta ao público nos dias 14 e 15 de dezembro.

Ascom Marinha

Navio-Patrulha ‘Macau’

O Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, pertencente à Marinha do Brasil é comandado pelo Capitão-de-Corveta Ricardo Simonaio Morata, atracou no Porto de Maceió em 12 de dezembro e será aberto à visitação pública nos dias 14 e 15 de dezembro, no período de 14h às 17h.

Sua construção faz parte de um estudo realizado pela Marinha, em novembro de 2005, para a construção de uma nova classe de NPa que realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil, atuando, principalmente, na proteção da “Amazônia Azul”.

Construído pelo estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE), após contrato assinado com a Diretoria de Engenharia Naval, o Navio-Patrulha “Macau” recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A embarcação teve sua construção iniciada em 2007 e foi entregue à MB em 2010, sendo o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção, a classe “Macaé”. Em seu projeto foi utilizado o modelo do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Características do Navio:

Comprimento total – 55,6 m
Boca máxima – 8,0 m
Calado máximo – 2,5 m
Deslocamento – 500 t
Sistema de propulsão – 2 MCP MTU 16V 4000 M90
Geração de energia – 3 Grupos diesel-geradores MTU
Velocidade máxima – 21 nós
Raio de ação a 15 nós – 2.500 MN
Autonomia – 10 dias

Armamento:

01 Canhão 40mm L70 (AOS)
02 Metralhadoras 20mm GAM B01-2
Operações Aéreas:
Capacidade de operar com aeronaves no recebimento de cargas e de pessoal