Categorias: Brasil

Juízes denunciam ameaça de rebelião na Papuda após prisão de mensaleiros

Os três pediram para serem removidos da VEP devido aos conflitos que começaram após a chegada dos condenados por envolvimento no mensalão. As informações são do jornal O Globo.

Reprodução/Terra

‘Mensaleiros’

Três juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasília, que é responsável pelos processos das prisões dos condenados do mensalão, denunciaram que existe uma ameaça iminente de ocorrer uma rebelião e uma tentativa de fuga na próxima terça-feira, dia 24, véspera de Natal, no Complexo da Papuda. Os três pediram para serem removidos da VEP devido aos conflitos que começaram após a chegada dos condenados por envolvimento no mensalão. As informações são do jornal O Globo.

Além da ameaça de rebelião, os agentes penitenciários também estariam praticando uma sabotagem para prejudicar a VEP. Os três magistrados encaminharam o pedido de remoção ao primeiro vice-presidente, desembargador Sérgio Bittencourt, no dia 9 de dezembro. Dois dias depois, ele negou a remoção dos juízes, mas encaminhou as denúncias de rebelião, fuga e sabotagem "com urgência" à presidência do Tribunal de Justiça.

Segundo os juízes, promotores de Justiça e defensores públicos também constataram a tensão na prisão desde que os mensaleiros chegaram ao local. O principal motivo para a revolta dos outros detentos é a concessão de regalias por parte da administração penitenciária – entre elas, estava um dia especial de visitas, as sextas-feiras, mas a medida foi derrubada pelos juízes substitutos da VEP.