Categorias: Maceió

Policiais federais protestam na sede do órgão e pedem autonomia para polícias

Policiais federais estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (18) na sede do órgão, no Jaraguá para pressionar delegados a apoiarem a PEC 51/2013

Alagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

Cerca de 20 policiais federais protestaram, na manhã desta quarta-feira (18), em frente à sede da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá, pela reestruturação da carreira. O objetivo, segundo os manifestantes, é fazer uma pressão para a direção que não apoia a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de número 51 e que prevê mudanças nas atividades policiais em todo o território nacional.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal), Jorge Venerando, o protesto quer pressionar a direção da Polícia Federal que se articula para a criação de uma nova emenda que somente iria privilegiar o trabalho dos delegados com uma carreira jurídica. “Essa proposta defendida por eles não traz nenhum benefício no combate à violência, é um apartheid, pois só garante privilégios aos delegados”, afirma.

A proposta dos delegados ainda está sendo discutida e não foi encaminhada ao Congresso Nacional. A PEC 51 defendida pelos policiais federais propõe a criação de uma carreira única em todas as polícias de caráter civil, militar e federal. “A intenção é fazer com que a Polícia Civil, por exemplo, passe a atuar com uma ação ostensiva e investigativa”, diz o presidente.

Na visão dos policiais, a mudança beneficiaria a população já que a transição pretende dar autonomia para cada órgão investigar e agir. “Assim não iria descaracterizar o crime, pois a estrutura da nossa polícia não defende os interesses do cidadão”, complementa.