Em três anos, mais de 700 funcionários já foram atendidos
Implantado há três anos, o setor de Serviço Social do Grupo Coringa está comemorando agora em dezembro os bons resultados alcançados. De lá para cá já foram atendidos mais de 700 funcionários. Os colaboradores são orientados, encaminhados e acompanhados em diversas problemáticas de cunho social, como explica a assistente social da empresa, Silvana Leite.
“Atendemos aos mais variados problemas, entre eles, assuntos relacionados ao clima organizacional e colaboradores que precisam de alguns serviços públicos, como tratamento de dependência química, defensoria pública ou benefício da previdência. Realizamos também visitas domiciliares à portadores de doenças graves quando necessário. Além disso, viabilizamos exames, consultas, cirurgias e tratamentos médicos. Nosso trabalho nos realiza como profissionais e nos torna pessoas melhores. Somos a ponte para o acesso a muitos serviços, dentro e fora da empresa, dando uma maior qualidade de vida aos funcionários que antes não tinham alguém para auxiliá-los em suas dificuldades sociais”, enfatizou.
O gestor de Recursos Humanos, Gustavo Freire, fala que a criação do setor se deu devido à grande quantidade de colaboradores que procuravam o RH para resolver problemas pessoais de todos os tipos, tais como, realização de exames, compra de medicamentos, adiantamento para problemas urgentes, entre outros.
“No primeiro ano, o objetivo era realizar o mapa social, que é uma pesquisa por amostragem para identificar o perfil social de nossa mão de obra. Uma vez identificado o perfil, direcionamos nossos esforços para atender os principais problemas identificados. O grande benefício do Serviço Social é o fato do colaborador ter alternativas para solucionar seus problemas. Antes, os assuntos de consultas e exames, por exemplo, eram solucionados sempre com adiantamento de salário. Hoje, graças ao trabalho e experiência ampla da Silvana, vários colaboradores estão conseguindo vários exames de forma rápida e gratuita pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Gustavo Freire.
Para ele, o grande desafio para o próximo ano é a educação financeira. “Queremos educar os colaboradores a tomarem as decisões financeiras certas. Isto refletirá em sua qualidade de vida e, por outro lado, melhorar o lado profissional, pois trabalhador com problema financeiro produz menos”, acrescentou.
Uma das funcionárias atendidas, a colaboradora Valdelice Barbosa, do setor do fumo falou da importância do Serviço Social para ela. “Sempre que precisei dos serviços, fui muito bem atendida. Recentemente precisei realizar uma ressonância magnética e o setor interveio junto ao SUS para que eu realizasse o exame. Estou há oito anos na empresa e antes da existência do setor, nunca conseguia pronto atendimento nos hospitais públicos, agora temos a quem recorrer”, concluiu a funcionária.
Para ser atendido, o colaborador deverá ser encaminhado por seu gerente ou procurar diretamente os serviços oferecidos. O setor está acessível a todos os funcionários da empresa e seus familiares.