Categorias: Maceió

Prefeitura investe R$ 386 mil em reformas de unidades da Semas

Investimento do governo visa melhorar atendimento nas unidades que prestam serviços para população em vulnerbilidade social.

Alagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) assinou, na manhã desta sexta-feira (20), a ordem de serviço para a reforma estrutural de quatro unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O investimento é da ordem de R$ 386 mil oriundos da própria prefeitura e será revertido para o Albergue Municipal, Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o prédio Liberdade Assistida.

As ações do governo pretendem com isso melhorar o atendimento a população carente já em 2014. De acordo com a secretária Juliana Vergetti (Semas), mesmo trabalhando com um orçamento previsto pela gestão passada, a Assistência Social tem muito a comemorar esse ano.

“Conseguimos implantar cinco novas equipes de trabalho social nas ruas, quando antes contávamos com apenas uma," comemora a secretária.

O grupo trabalha com uma equipe multiprofissional que envolve assistente social e psicólogo. Ele atua nas ruas da cidade e busca identificar vítimas da exploração sexual, trabalho infantil entre outras denúncias. O intuito, segundo a secretária, é direcionar essas pessoas para programas sociais ou de saúde. As equipes atuam nos bairros do Tabuleiro, Benedito Bentes e na Orla de Maceió.

A solenidade de abertura para assinar a ordem de serviço foi realizada no Albergue Municipal, localizado na Avenida Comendador Leão, no Poço e que atende 35 pessoas com serviços de acolhimento e alimentação. Durante o evento o prefeito Rui Palmeira ressaltou a importância do investimento.

“A reforma é importante por que esses equipamentos prestam serviços para moradores de rua e os mais carentes são os que mais precisam do município”, disse Rui.

Além do investimento nessas unidades, a Semas pretende ainda criar outra para acolhimento familiar. “Essa é uma necessidade do município em se investir na família, pois elas são importantes para retirarem os jovens do mundo das drogas”, diz a secretária Juliana.

Ainda segundo ela, os processos para aquisição da unidade já foram abertos e devem ser anunciados ainda no primeiro semestre de 2014. O objetivo dessa nova unidade é atender cerca de 20 famílias consideradas como de vuneralbilidade social do município.