Categorias: Brasil

Saída de Natal: com movimento intenso, aeroportos do País têm 17% de atrasos

Expectativa é de que 360 mil pessoas embarquem para o período de festas de final de ano.

Pablo Jacob / o Globo

Aeroporto movimentado durante o fim do ano

Esta sexta-feira (20) pode ter movimentação recorde nos aeroportos brasileiros, com expectativa de 360 mil passageiros. Até as 12h, 172 dos 1.016 voos programados (16,9%) haviam atrasado e 38 haviam sido cancelados (3,7%), segundo informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o mais movimentado na manhã de sexta. São 95 voos domésticos programados, 20 saíram com atraso e 7 foram cancelados.

Em Brasília, dos 86 voos previstos, 26 atrasaram, no entanto não foi registrado nenhum cancelamento. Já no Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, estavam programados 81 voos, dos quais 12 atrasaram e 5 foram cancelados. E, no aeroporto Santos Dumont, dos 70 voos previstos, 13 atrasaram e 10 foram cancelados.

Passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, enfrentam um número de voos atrasados acima da média. Segundo a Gru Airport, concessionária que administra o terminal, às 10h, das 128 partidas programadas, 58 tiveram atrasos de pelo menos 30 minutos e 6 foram cancelados. Destas, 28 superaram até uma hora de espera.

De acordo com a concessionária, o número é normal para uma sexta-feira que precede o Natal. Em média, cerca de 3 milhões de passageiros passam por Guarulhos por mês e a expectativa é de que haja um aumento de 10% deste número em dezembro.

Aeroporto fechado

O voo 1008, da Gol, com 122 passageiros, procedente de Congonhas, São Paulo, se preparava para pousar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando foi desviado para o Galeão. Ao microfone, o piloto informou aos passageiros que um incêndio na torre de controle do aeroporto foi o motivo da mudança de rota e que não havia previsão para retorno da operação na torre do Santos Dumont. O piloto não informou a dimensão do incêndio.

A assessoria da Infraero afirmou que, ao contrário do que foi anunciado pelo comandante do voo da Gol, não houve princípio de incêndio na torre de controle do Aeroporto Santos Dumont, mas foi "detectado um problema nas instalações elétricas da torre".

A pane afetou as operações do aeroporto, que ficou fechado para pousos e decolagens entre 9h50 e 10h15. O funcionamento do Santos Dumont já foi restabelecido.