Categorias: Brasil

Presos do mensalão passaram Natal na cadeia

Ministro Joaquim Barbosa continua de plantão e pode decidir o futuro de outros mensaleiros.

Reprodução

Reprodução

Os presos no julgamento do mensalão passaram a noite de Natal atrás das grades. Dos 17 presos, 11 ainda cumprem pena em Brasilia e seis foram transferidos para Belo Horizonte. Nenhum recebeu o benefício da saída de Natal.

O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, está de plantão neste fim de ano e dele dependem a situação de outros condenados que aguardam ordem de prisão ou autorização para transfêrencia, o que pode acontecer a qualquer momento.

Pendências
Entre os que aguardam decisão do ministro está o deputado cassado Roberto Jefferson, que pede para cumprir pena em prisão domiciliar, mas obteve parecer contrário do procurador geral, Rodrigo Janot.

O ex-presidente do PT, José Genoino, pode ter a prisão domiciliar revista.

O deputado João Paulo Cunha, condenado há nove anos e quatro meses por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, pode ter a prisão decretada pelos dois primeiros crimes. Cunha tem um recurso que contesta a condenação por lavagem de dinheiro.

Outros 11 mensaleiros terão em 2014 um ano decisivo, já que pedem novo julgamento em torno de condenações que tiveram placar apertado no Supremo. Entre eles, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.