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Rodoviários notificados prestam esclarecimentos

Antes, as reclamações que chegavam à SMTT eram encaminhadas às empresas sem haver um contato direto com os operadores de ônibus.

Pei Fon/ Secom Maceió

Ônibus na faixa exclusiva na Fernandes Lima

Desde o início de janeiro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está convocando motoristas e cobradores de ônibus notificados por reclamações, por meio do número 118, para prestarem esclarecimentos diretamente ao órgão. Segundo a Diretoria Operacional de Transportes, a medida adotada visa melhorar a prestação dos serviços de transportes públicos de Maceió.

“A Superintendência convoca as empresas notificadas por meio de advertência, a fim de que motoristas e cobradores citados nas ocorrências apresentem as justificativas ao órgão. O objetivo é apurar as informações sobre aquele determinado fato e aplicar as punições da forma mais correta”, explicou o diretor Operacional de Transportes e Táxis da SMTT, Zenildo Filho.

Somente nesta quarta-feira (21), foram chamados oito motoristas e cobradores para prestarem esclarecimentos sobre reclamações. Eles também conheceram a sala de videomonitoramento onde os ônibus coletivos são fiscalizados diariamente via GPS pelos fiscais de transporte da SMTT.

As notificações recebidas pela SMTT são referentes a reclamações na qualidade dos serviços prestados pelos operadores, a exemplo de descumprimento de horário, tratamento inadequado com os passageiros ou “queima” de parada de ônibus. Ainda de acordo com Zenildo Filho, motoristas ou cobradores são convocados a partir da primeira notificação e a medida adotada pelo órgão deve ser cumprida por todas as empresas.

Para Mário de Andrade, supervisor de Tráfego da empresa Piedade, a iniciativa serve para que os operadores se certifiquem das exigências determinadas pela SMTT. “Isto vai melhorar o trabalho que sempre fazemos quando recebíamos as advertências para manter a qualidade do serviço. Agora, eles irão perceber que não é uma cobrança da empresa, mas sim do órgão gestor”, afirmou.

Antes, as reclamações que chegavam à SMTT eram encaminhadas às empresas sem haver um contato direto com os operadores de ônibus. “Com o monitoramento por GPS dos ônibus e por meio do serviço 118, o órgão pode acompanhar mais de perto essas reclamações, cobrando ações das empresas e até punindo aqueles que insistem em cometer erros para que melhorem a qualidade na prestação de serviço”, enfatizou ainda o diretor Operacional de Transportes.