. O ato é necessário para que os órgãos de defesa civil recebam recursos federais, os quais serão empregados em ações de atendimento às famílias afetadas, como distribuição de água por carros-pipa e de ração animal.
Foi publicado no Diário Oficial da União nº 14 de 21 de janeiro de 2015, o reconhecimento de situação de emergência por seca em 36 municípios alagoanos, localizados no sertão e no agreste. O ato é necessário para que os órgãos de defesa civil recebam recursos federais, os quais serão empregados em ações de atendimento às famílias afetadas, como distribuição de água por carros-pipa e de ração animal.
Os municípios que tiveram sua situação reconhecida foram: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.