Categorias: Maceió

Confira orientações do Corpo de Bombeiros para aproveitar o banho de mar

Além dos afogamentos, outra ocorrência bastante comum é a de criança perdida.

Ailton Cruz

Atrativo para turistas e nativos, as praias também podem representar um risco por isso são monitorados constantemente pelos bombeiros neste período de alta temporada

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) orienta a população alagoana e os turistas a terem cautela na hora de entrar no mar. Uma das principais orientações é de nunca nadar sozinho, pois isso dificulta o pedido de ajuda em caso de apuros. É recomendado não entrar no mar com a água acima do umbigo após ingerir bebidas alcoólicas. O banhista deve procurar um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro de tomar banho. As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Para garantir a segurança da população, os guarda-vidas realizam um trabalho preventivo nas areias orientando os banhistas quais são os locais mais seguros para o banho no mar, além de prevenir os perigos advindos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Outra ocorrência bastante comum é a de criança perdida. Para diminuir esses altos índices, os guarda-vidas realizam um trabalho ostensivo nas areias, entregando pulseiras de identificação para as crianças com o nome dos pais e telefone para contato.

Operação Verão

De 21 de dezembro a 29 de março, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Verão que consiste em reforçar o efetivo de guarda-vidas nas praias mais movimentadas devido ao grande fluxo de banhistas que frequentam as praias nessa época do ano. O Corpo de Bombeiros disponibiliza, atualmente, postos fixos de guarda-vidas na praia do Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, além de postos nos finais de semanas e feriados na Barra Nova, Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Guaxuma e rondas motorizadas na praia do Pontal. Ao todo, são 119 guarda-vidas trabalhando durante a Operação Verão. Também é esperado um apoio da Força Nacional já para os próximos dias.

Na praia do Gunga, o posto fica localizado onde ocorre o encontro da lagoa com o mar. O lugar oferece risco devido às correntes fortes oriundas do encontro entre água doce e água salgada. Já na Barra de São Miguel, o posto é posicionado estrategicamente nas regiões com maior número de banhistas. A praia oferece uma proteção natural, mas por ser bastante movimentada é preciso um cuidado redobrado, principalmente com as crianças.

O posto da Jatiúca fica localizado nas proximidades do Posto 7. O lugar oferece risco por conta das correntes de retorno instantâneas, popularmente conhecidas como “valas”, tornando a praia imprevisível. No posto de guarda-vidas do Mirante da Sereia, os locais mais perigosos ficam nas extremidades dos costões (recifes) e no encontro do rio com o mar.