Cerca de 30 instrutores voluntários do Corpo de Bombeiros participam da ação social que desenvolve ações recreativas e educacionais para crianças entre 8 e 13 anos.
Com atividades de primeiros socorros, ecologia e salvamento, o Corpo de Bombeiros de Alagoas inicia, na manhã desta segunda-feira (26), a 9ª edição do Projeto Golfinho, na praia de Pajuçara.
Cerca de 30 instrutores voluntários do efetivo participam da ação social que desenvolve ações recreativas e educacionais para 300 crianças entre 8 e 13 anos. “O objetivo não é só fazer brincadeiras para elas, mas envolvê-las em atividades de salvamento, ecologia, primeiro socorro, ensino da internet e bullying”, diz a coordenadora, major Meidja.
Para realizar as atividades, os Bombeiros atuam em parceria com duas ONGs, uma psicóloga e uma jornalista para lecionar as atividades. “O objetivo é fazer com que as crianças se tornem um guarda-vidas em potencial com noções de salvamento”, salienta a coordenadora.
Dentre os jovens participantes, 150 são provenientes de escolas da rede pública de ensino. “As inscrições se encerram normalmente em meia hora e a maior dificuldade que notamos é que os pais possuem dificuldade em comprovar que filho é aluno”, ressalta a major.
Três grupos de crianças se alternam ao longo das próximas semanas em atividades na praia. Para a comerciante Vilma Carvalho, mãe de duas crianças que participam do projeto, o momento é de agregar novos conhecimentos durante as férias escolares. “Muito maravilhoso o trabalho e é bom esse ensino para as crianças. Esta é a segunda vez que participo”, diz a comerciante.
As inscrições para o Projeto Golfinho foram realizadas de forma gratuita durante os dias 12 e 13 de janeiro na sede do Corpo de Bombeiros, no Trapiche da Barra. As atividades seguem de 26 a 30 de janeiro e de 2 a 6 de fevereiro.