Teotonio assegurou que todas as escolas da rede pública estadual serão reformadas até o final do ano, totalizando mais de 200 unidades.
O governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta sexta-feira (6), no auditório do Palácio República dos Palmares, as ordens de serviço para a reforma de 163 escolas da rede pública estadual – que terão mais de R$ 52 milhões em recursos. No final de 2011, Teotonio já havia decretado urgência na educação, exigindo a recuperação de todas as escolas em situação de risco.
No evento, o governador assegurou que mais de 200 escolas estaduais serão reformadas até o final do ano. “Vamos iniciar os trabalhos pelas que necessitam de atenção imediata, já que isso oferece risco à vida de estudantes e professores. Mas todas as escolas terão obras”, reforçou.
O chefe do Executivo alagoano determinou eficiência e celeridade nas obras, ressaltando a importância de recuperar todas as unidades com cautela e qualidade. “A escola é o símbolo da nossa preocupação com as gerações futuras”, frisou ele.
Já o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, explicou que os levantamentos sobre a situação das escolas foram feitos juntamente com os coordenadores regionais. Soares defendeu a transparência nesse processo e o acompanhamento das obras pela comunidade estudantil, bem como pelos órgãos de controle. “Todo trabalho será feito com base na economicidade, na eficiência e na qualidade”, garantiu o secretário.
Entre as unidades que serão reformadas na capital, 22 são do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), com investimento no valor de R$ 6,8 milhões. Além de Maceió, serão contemplados os municípios de Santana do Ipanema, Batalha, Arapiraca, Campo Alegre, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Porto Real do Colégio, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Olho d´Água das Flores, Viçosa, Pilar e Ibateguara.