Categorias: Esporte

Brasileira do MMA é pega em teste antidoping

Teste de Cris Cyborg apresentou o metabólito stanozolol.

Josh Hedges/Forza LLC

Cris Cyborg venceu Hiroko Yamanaka em apenas 16 segundos

A Comissão Atlética da Califórnia (CSAC) divulgou nesta sexta-feira à noite que Cris Cyborg testou positivo para o metabólito stanozolol, um esteróide intético derivado da testosterona. O exame foi feito após a luta contra Hiroko Yamanaka, a qual a brasileira venceu por nocaute em apenas 16 segundos. A CSAC informou que Cyborg teve sua licença de MMA cassada temporariamente e que ela ainda terá de pagar multa de R$ 4.591 (US$ 2.500). A vitória sobre a japonesa também foi anulada, e o cinturão da categoria, a princípio, fica vago. A reportagem do SPORTV.COM ligou para a atleta, mas ela tinha saído com o pai.

Confira trecho do comunicado da Comissão Atlética da Califórnia:

"A Comissão Atlética da Califórnia (CSAC) suspendeu a licença de Mixed Martial Arts (MMA) da lutadora Cristiane Justino Santos, mais conhecida nos círculos de MMA como Cris Cyborg, e a multou 2.500 dólares como resultado de um teste positivo para uma substância proibida.

"No dia 16 de dezembro de 2011, o teste de drogas de Santos deu positivo para metabólitos stanozolol. CSAC aprendeu os resultados do teste em 23 de dezembro de 2011 e suspendeu a licença de Santos, com a suspensão aplicada retroativamente a 16 de dezembro de 2011. Nos termos do artigo 368, o resultado de sua última luta contra Hiroko Yamanaka será alterado para a ‘sem decisão’."

Cris Cyborg, 26 anos, é considerada a melhor lutadora de MMA no mundo. A curitibana começou a ganhar notoriedade quando derrotou a musa Gina Carano no Strikefirce e conquistou o cinturão do peso pena em agosto de 2009. Depois, ela ainda defendeu o título contra Marloes Coenen e Jan Finney, além dessa luta contra Hiroko Yamanaka.