Ainda são esperadas mais 250 crianças até o dia 3 de fevereiro.
A segunda semana do Projeto Golfinho, idealizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Braskem, chegou ao fim nesta sexta-feira, 20 com a tradicional formatura de encerramento das turmas e contou com a presença do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gláucio Luís Alcântara, além da presença em massa dos pais. Ainda são esperadas mais 250 crianças até o dia 3 de fevereiro, onde termina o projeto com uma grande confraternização envolvendo todas as turmas de 2012.
Em sua VII edição, o Projeto Golfinho é um grande sucesso devido ao Corpo de Bombeiros, através de militares abnegados, e a Braskem, que acredita no projeto dando todo o apoio necessário para a realização do mesmo. Segundo o major BM Carlos Cauper, coordenador do projeto, “são 500 crianças que saem da ociosidade e aprendem diversas atividades tornando-se os novos cidadãos de amanhã”, disse. Para o major, “o trabalho só é possível graças ao empenho de profissionais de diversos ramos na Corporação e sociedade civil alagoana, se dedicando voluntariamente. Além, é claro, da parceria com instituições privadas, como a Braskem, que viabiliza a execução do Projeto Golfinho tornando-o um grande sucesso”, finalizou.
O pequeno Lucas, de 9 anos, participou pela primeira vez do projeto e já disse que não quer mais deixar de participar: “aqui é muito legal porque a gente aprende muita coisa brincando”, disse.
Já para a pequena Beatriz, de 8 anos, que comemora sua segunda participação no projeto, o importante é fazer amizades: “ano passado também foi muito legal porque fiz muitos colegas”. Empolgada, afirmou que pretende participar no ano que vem e que já sente saudades dos “tios e tias”, instrutores que trabalham no projeto.
Para o funcionário público Alessandro Lima, pai de Beatriz, a importância de ações como esta são fundamentais para um melhor cidadão no futuro: “Muitos conceitos que carregamos para o resto de nossas vidas, aprendemos quando ainda somos crianças”, disse.
Dividido em três pelotões de acordo com a faixa etária, as crianças têm noções de salvamento aquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de palestras sobre bullying, violência, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, civismo e patriotismo.
Em meio às competições envolvendo perguntas sobre o conhecimento adquirido durante a semana e gincanas para a conquista dos primeiros lugares, muita diversão embala a criançada como a prática de atividade física, banhos de mangueira, além de música e dança. Ao final da semana, a colocação pouco importa, pois todos são vitoriosos. Uma das lições do Projeto Golfinho é valorizar o espírito de companheirismo. Ao final da formatura, foi possível observar os ensinamentos adquiridos durante a semana sendo praticados pelas crianças. Um pai que iria atravessar a rua foi repreendido pelo filho porque não estava atravessando pela faixa de pedestre.
O sucesso do Projeto Golfinho não seria possível sem o apoio da Braskem, principal patrocinadora do projeto. Além da Braskem, o projeto conta com parceiros importantes em sua execução como a ONG Salsa de Praia, que ensina as crianças a preservarem o meio ambiente e separar o lixo conscientemente; a ONG criança segura, responsável pelas instruções de reanimação cardiopulmonar e engasgo, alunos de nutrição da Universidade Federal de Alagoas; além de vários voluntários.