Iniciativa foi realiza nas últimas duas semanas e atendeu cerca de 1.500 pessoas; população participou de exercícios e ainda pode realizar exames e receber dicas
Chegou ao fim, neste sábado (21), a segunda edição do projeto Verão Mais Saudável, promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Unimed Alagoas. Com uma prévia carnavalesca, a banda de frevo Pajuçara animou os participantes no encerramento do evento, realizado no estacionamento do clube Alagoinhas, na Praia da Ponta Verde. As atividades aconteceram das 6h às 12h.
Durante toda a manhã, a população maceioense e os turistas que visitam a cidade puderam participar de corrida, treinamento funcional, pilates, RPG e aulas de artes marciais. A ação também contou com exame de glicemia e aferição de pressão arterial, além de montagem de brinquedos e adereços com material reciclável e panfletagem sobre alimentação, Aids, tabagismo, hepatites B e C e combate à dengue.
A programação musical repleta de frevo encerrou o dia, embalando quem passou pelo local. Foi o caso da aposentada Tânia Costa, que aproveitou o momento para se soltar ao som da banda. ”Esse projeto é ótimo. Fiz à ginástica e os exames e, depois, fiquei para aproveitar a música. Dancei demais; foi muito bom. Já tinha vindo na semana passada e acho essas atividades muito positivas”, expõe ela.
Segundo o técnico da diretoria de Promoção à Saúde da Sesau, Eloy Yanes, o objetivo foi exatamente esse. “Queríamos mobilizar a sociedade para a prática do exercício físico e para a manutenção da saúde, lembrando a importância de cultivar uma vida saudável. Trouxemos diversas atividades, aproveitando essa época de verão para atrair as pessoas que estão na orla e os turistas em férias”, disse.
E não foi apenas quem se dirigiu ao espaço que pode aproveitar as atividades. Os ambulantes também ganharam atenção especial: estudantes da área de saúde, que participavam do projeto, percorreram a orla durante a ação para orientar os vendedores quanto à necessidade de cuidados com a saúde e com a higiene na hora da preparação de alimentos. Os voluntários percorreram toda a orla das Praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
A aluna do curso de enfermagem Jessiliane Alves destacou que a atitude teve como finalidade englobar quem estava trabalhando e não pode comparecer. “Trabalhamos a importância do uso do protetor solar e do preservativo e também tratamos de alimentação saudável e das condições sanitárias adequadas para a profissão. Buscamos levar o que foi tratado aqui para perto deles e eles se sentiram lisonjeados com isso”, afirmou ela.
Ao todo, a iniciativa, que também aconteceu nos últimos dias 13 e 14, atendeu a uma média de 1.500 pessoas. De acordo com os dados da secretaria, somente na semana passada foram realizados cerca de 600 exames de glicemia capilar e aferições de pressão arterial. Durante os quatro dias, a população contou ainda com aulas de aeróbica e dança, capoeira, meditação e massagem, além da distribuição de preservativos e protetores solares.
A ação teve a participação de educadores físicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos e alunos de medicina, enfermagem e serviço social – que ficaram numa estrutura física composta por seis tendas e um palco. A estratégia é que o projeto seja realizado todos os anos, estimulando a prática de atividades e ajudando a diminuir o risco da ocorrência de doenças, em especial hipertensão e diabetes.
Vinda de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a turista Flávia Conte aprovou a ideia. “É uma iniciativa bem legal e que incentiva a população a adotar hábitos mais saudáveis. Estou de passagem pela cidade, observei a movimentação e quis participar também. Posso dizer que gostei muito”, contou ela, que também aproveitou para fazer exames. “Deu tudo normal, fui aprovada no teste”, brincou a visitante.