Categorias: Saúde

Combate à hanseníase terá ações pontuais nas unidades de saúde

Os profissionais de saúde das unidades estarão realizando a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está desenvolvendo durante toda esta semana, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Combate à Hanseníase, ações pontuais para reforçar a prevenção da população contra a doença. As atividades acontecem em sete unidades de saúde até sexta-feira (3), lembrando as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.

De acordo com a programação, os profissionais de saúde das unidades estarão realizando a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase, intensificando o exame de comunicantes, buscando os casos de abandono, como também, facilitando o acesso de casos suspeitos, o que irá possibilitar a descoberta de casos novos. As ações acontecem nas seguintes unidades: USF Frei Damião e US Pitanguinha (30), US Djalma Loureiro (31), US João Paulo II e US José Araújo (1º de fevereiro), US Roland Simon (2 de fevereiro) e PSF Reginaldo (3 de fevereiro).

Considerada um problema de saúde pública no Brasil por apresentar o 2º maior coeficiente de prevalência no mundo, concentrando 90% dos casos nas Américas, a hanseníase é uma doença causada por um bacilo chamado Mycobacterium Leprae, que atinge preferencialmente nervos e pele. Quando não diagnosticado precocemente, pode evoluir com deformidades, gerando o preconceito social. A hanseníase tem cura. Na primeira dose do tratamento morrem 99% dos bacilos e não há mais perigo de contaminação. Podem surgir manchas avermelhadas ou brancas com alteração de sensibilidade, engrossamento dos nervos caroços, placas, inchaços e perda de força muscular.

A transmissão ocorre pelo convívio com pessoa doente e sem tratamento. A pessoa doente não tratada elimina bacilos ao respirar, falar, tossir. É importante saber que a hanseníase não é hereditária e que a maioria das pessoas (90%) tem resistência natural contra essa doença.