Categorias: Futebol

Liga feminina dos EUA é suspensa e Marta deve voltar para a Suécia

Após três temporadas, WPS anuncia que não terá campeonato neste ano.

O futuro de Marta está indefinido: a liga feminina dos Estados Unidos (WPS) comunicou nesta segunda-feira que o campeonato de 2012 foi suspenso, já que sobraram apenas cinco equipes para a temporada. Camisa 10 do Western New York Flash em 2011, a brasileira deverá voltar ao futebol sueco, onde já defendeu o Umea.

Bicampeã americana com Gold Pride (2010) e Western New York Flash (2011), Marta ainda foi vice no primeiro ano da liga dos EUA, em 2009, pelo Los Angeles Sol. Ex-jogadora do Umea na Suécia, a craque é o sonho de consumo do Kopparberg/Göteborg para a temporada.

Após a Festa de Gala da Fifa no dia 9 deste mês, Marta – que perdeu a Bola de Ouro para a japonesa Sawa – afirmou que ainda não sabia onde jogaria neste ano, mas que o clube de Nova York estava na frente para a renovação.

Nesta segunda, a diretoria da WPS publicou uma nota oficial em seu site afirmando que decidiu suspender o campeonato de 2012 para "resolver certas pendências legais".

– Tomar a decisão de cancelar a temporada 2012 foi muito difícil e dolorosa. Mas é necessário ganhar tempo para resolver alguns problemas e fortalecer nosso negócio para podermos dar o suporte necessário à liga – disse a presidente da WPS, Jennifer O’Sullivan, que prometeu o retorno do campeonato em 2013.

Aos 25 anos, Marta era o principal nome da liga americana e defendeu três clubes: o Sol, que encerrou as atividades após o vice de 2009, o Gold Pride, que fechou depois do título de 2010, e o Flash, uma das cinco equipes inscritas para 2012 (as outras são Atlanta Beat, Boston Breakers, Philadelphia Independence e Sky Blue FC). Antes de ir para os EUA, a camisa 10 brilhou no Umea, onde foi campeã sueca quatro vezes e conquistou ainda a Liga dos Campeões e a Copa da Uefa.

Em 2011, a WPS foi disputada por apenas seis times. Logo após a competição, o MagicJack fechou as portas e deixou duas estrelas da seleção americana desempregadas: a goleira Hope Solo e a atacante Abby Wambach, que disputou com Sawa e Marta a Bola de Ouro.