Prova foi anulada após erros gramaticais apontados por candidatos.
Começaram neste domingo (5) as provas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A prova do vestibular 2012 foi anulada depois que candidatos entraram com ação no Ministério Público Estadual pedindo o cancelamento devido à identificação de diversas irregularidades.
De acordo com os estudantes, desde o primeiro dia o processo foi problemático. Candidatos entravam em sala de aula sem apresentar qualquer documento que comprovasse sua identificação e iniciavam as provas antes do sinal. Em alguns locais, houve permissão para o uso de aparelhos eletrônicos, ao contrário do que determina o edital. Sem acompanhamento de fiscais, os candidatos saíam da sala e encontravam outros estudantes nos corredores e banheiros.
Os candidatos reclamam ainda da estrutura da prova. Além de questões com enunciados confusos e repletos de erros gramaticais grosseiros, faltaram dados e proposições que permitissem a resolução do exame. O próprio gabarito continha falhas de impressão de modo a prejudicar a leitura óptica feita pelo computador durante a correção automática. Em um dos casos mais gritantes, um estudante teve que desenhar os espaços de marcação durante a prova. No entanto, o fato que mais chamou a atenção dos candidatos foi à exigência de assinatura na folha de resposta oficial da redação.
As provas de hoje foram iniciadas às 14h e devem durar até 17h. O mesmo ser dará nos dias 6 e 7 (amanhã e depois de amanhã).
Todos os candidatos inscritos anteriormente podem realizar as novas provas. Não foram abertas novas inscrições nem autorizada devolução da taxa de inscrição.
Os gabaritos deverão ser divulgados a partir das 20h de cada dia de prova. O resultado final está previsto para 2 de março, a partir das 16h.