Os kits serão disponibilizados aos municípios com maior fluxo de foliões.
Visando a diminuição dos acidentes de trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, a partir desta semana, diversas ações educativas sobre o tema. A campanha, que acontece em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vai contar com panfletagem e conscientização, principalmente sobre os perigos da combinação álcool e direção.
Os kits, compostos de abanadores e folders explicativos, serão disponibilizados aos municípios com maior fluxo de foliões, como Palmeira dos Índios, Coruripe, Paripueira, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro. De acordo com o técnico da Promoção à Saúde da Sesau, Eloy Yanes Martin, o material será entregue principalmente em bares, restaurantes e lanchonetes.
“Não vamos entregar os panfletos dentro dos blocos, já que a população está no meio da folia e acaba não dando a devida importância, desperdiçando o material. Nosso objetivo é entregar nesses locais onde sabemos que o material terá mais efeito”, diz ele, acrescentando que a ação será comandada pelos servidores das secretarias municipais de Saúde.
Além da distribuição junto aos municípios, a Diretoria de Promoção à Saúde promove ainda uma ação educativa no trevo do Francês na próxima sexta-feira (17). Realizada junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro no horário das 8h às 11h30, a atividade pretende conscientizar os motoristas que estiveram a caminho da praia.
O técnico ressalta que o foco será o efeito das bebidas alcoólicas no organismo. “Um chopp ou uma taça de vinho já começam a abalar os reflexos, enquanto dois chopps comprometem severamente o comportamento, retardando os reflexos em dois segundos, o que já é suficiente para causar um acidente, já que dois segundos correspondem a cerca de 40 metros percorridos”, acrescenta Eloy Yanes.
Segundo o técnico da Promoção à Saúde da Sesau, o número de acidentes ainda é preocupante. Em 2011, no período de Carnaval, o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 60 atendimentos decorrentes de colisões, 26 atropelamentos, sete capotamentos de automóveis e 46 acidentes de moto, totalizando 139 ocorrências – em 2010, esse número foi de 119.
“As ações de conscientização e a fiscalização são importantes para tentar diminuir esses índices. Precisamos criar nas pessoas um sentimento de responsabilidade, de saber que elas não podem beber e dirigir, pois essa combinação causa muitos acidentes. E que isso também vai pesar no bolso e pode ser motivo até de prisão”, destaca Eloy Yanes.
Para tentar conter os números, acontece durante todo o período de carnaval uma operação de fiscalização. A ação será realizada pela Polícia Militar e pelos órgãos responsáveis pelo trânsito e vai contar com a utilização de bafômetros em vários locais do Estado.