Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16).
Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16) edital para credenciamento, seleção e habilitação de entidades de educação profissional para a execução dos cursos do Qualifica Alagoas para as 500 vagas para Maceió dos excedentes das buscas ativas realizadas na primeira etapa do programa nos bairros do Jacintinho, Vergel, Selma Bandeira, no Benedito Bentes, e nos conjunto Osman Loureiro e Carminha.
"Estamos dando continuidade a esse grande programa de qualificação, abrindo oportunidades para que jovens e adultos se preparem para o mercado de trabalho, tão acirrado. Essa é uma das nossas metas e, em breve novos editais serão lançados. Estamos trabalhando para isso", anunciou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional Alberto Sextafeira.
Serão oferecidas vagas para os cursos de recepcionista e camareira em meios de hospedagem, guia turístico, cozinheiro industrial, armador de ferro, pintor de obras, eletricista industrial, pedreiro, gesseiro, mestre de obras e técnico de vendas com repositor estoquista. Empresas interessadas deverão preencher o cadastro do Edital Qualifica Alagoas 2012, que consta no site www.trabalho.al.gov.br à esquerda e entregar de 23 de fevereiro a 23 de março das 8 às 14hs, pessoalmente ou por postagem, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação profissional, localizada na rua Silvério Jorge, 368, Jaraguá.
Poderão participar do processo de habilitação as entidades sem fins lucrativos que comprovem a execução de ações de qualificação social e profissional e que estejam constituídas há pelo menos 3 anos. Estas devem estar isentas de penalidades de suspensão e idôneas por órgãos públicos federal, estadual e municipal, e não podem estar em processo de falência, concordara ou liquidação, bem como inexistência de débitos trabalhistas, em conformidade com a lei 8666/93.A lista das empresas habilitadas a participarem do programa Será publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada no site www.trabalho.al.gov.br até o dia 20 de abril deste ano.Na primeira etapa, foram priorizados como público alvo os trabalhadores sem ocupação, cadastrados nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e/ou os beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda; trabalhadores em situação especial, como detentos, egressos do sistema penitenciário e os jovens que são submetidos a medidas socioeducativas.
O Qualifica Alagoas foi lançado pelo governador Teotônio Vilela no dia 18 de agosto de 2011, por meio de Portaria nº 68, para atender a nove eixos com cursos de qualificação mediante as oportunidades para inserção imediata no mercado de trabalho. O programa é uma parceria das secretarias de Estado do Trabalho, da Defesa, Articulação e Assistência Social, Paz, Mulher, Planejamento, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Turismo.