Jogadora tenta ajudar Alagoas na Copa.
Cinco vezes eleita como a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta completa 26 anos de idade neste domingo de Carnaval e, sem ainda ter acertado com nenhum clube para a temporada 2012, dedica seu tempo livre a ajudar Alagoas, seu estado natal, a se tornar uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014.
Natural de Dois Riachos, a camisa 10 da Seleção Brasileira foi nomeada Embaixadora de Alagoas na Copa do Mundo na última quinta-feira, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, ao lado do governador Teotônio Vilela Filho, que confia na imagem da jogadora para trazer uma grande seleção para o Estado durante a realização da Copa do Mundo.
"Para mim é uma honra e não tenho nem palavras para agradecer o direito de representar mais uma vez o meu Estado, agora junto à Fifa, para tentar conquistar os objetivos desse projeto. Alagoas já tem estrutura suficiente para receber uma das grandes seleções do mundo e vai fazer isso muito bem, só depende das conversas com o ministro (Aldo Rebelo)", disse Marta, emocionada, na cerimônia de nomeação.
Enquanto celebra o aniversário ao lado da família e desempenha as primeiras funções junto ao Comitê Organizador Local (COL) e ao Ministério do Esporte, Marta estuda propostas de alguns clubes que desejam contar com o seu futebol em 2012. Sem acerto com o New York Flash, já que a Liga Americana de 2012 foi suspensa, a jogadora foi procurada pelo Umea, clube sueco que já defendeu entre 2004 e 2008, e por um clube russo não revelado.
Pela Seleção Brasileira, Marta terá compromissos antes da Olimpíada de Londres contra fortes times da modalidade. O primeiro oponente será o Canadá, em 24 de março, em Boston (Estados Unidos). Logo depois a Seleção vai enfrentar as algozes americanas, bicampeões olímpicos em finais contra o Brasil, em duelo marcado para o dia 3 de abril, em Chiba, no Japão. Dois dias depois, o adversário será a seleção local, atual campeã mundial, em Kobe, também em solo japonês.