Confira as receitas!
Quem gosta de botecagem nunca dispensa um caldinho, certo? Na mesa do bar, servido em copo americano ou na caneca, o petisco agrada sempre. O de feijão é, sem dúvida, o mais popular. Faça sol ou faça chuva, o creme acompanhado de pedacinhos crocantes de torresmo está sempre entre os mais pedidos na calçada. Agora imagine um caldinho aditivado. Com uma dose de bebida alcoólica, o acepipe ganha força e anima ainda mais.
A criação é do Boteco Rabo de Peixe, em São Paulo. Na hora de criar novas receitas, surgiu a ideia de incrementar os tradicionais caldinhos. A aceitação da clientela foi imediata. São cinco versões no cardápio: o caldo verde e o de mandioquinha levam vodca; o de camarões ganha uma dose de saquê; o de palmito, conhaque; e o de feijão é aditivado com cachaça. Todos eles têm preparo tradicional. As pequenas doses de bebida (de 35 a 50 mililitros) são adicionadas logo antes de o quitute ir à mesa, para o álcool não evaporar.
Confira receitas e crie sua própria versão. A regra, aqui, é experimentar. Bons goles!
Ingredientes
2 copos de feijão cozido sem tempero com caldo/ 1 colher de louro em pó/ 2 dentes de alho amassados/ 1 cebola pequena picadinha/ 10 folhas de salsa sem cabo picadas/ 5 cebolinhas cortadas em rodelas pequenas/ 1 linguiça de pernil apimentada ou meia calabresa defumada frita/ 5 fatias de bacon cortadas em cubinhos e fritas/ Sal a gosto/ 3 folhas de couve cortadas em tirinhas e fritas/ 1 copo de água/ 140 ml de cachaça/ 2 pães italianos em formato de bola pequenos
Modo de Preparo
Bata o feijão no liquidificador e reserve. Frite as fatias de bacon na própria gordura. Na gordura que sobrou da fritura do bacon, doure a cebola e coloque sal se necessário (pois o feijão de sobra já pode estar temperado). Refogue o caldo de feijão. Deixe ferver bastante e coloque o restante dos temperos e a água. Um pouco antes de servir, adicione a cachaça. Sirva com couve, linguiça e fatias de pão.