Parceria com o Ciods é firmada nesta sexta.
Uma nova tentativa de reduzir a onda de violência contra taxistas em Maceió está sendo lançada pela Secretaria de Defesa Social. A partir desta sexta-feira, dia 24, táxis e o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) terão um canal de monitoramento para situações de emergências.
O convênio que está sendo assinado hoje atende a uma reivindicação antiga dos taxistas que sofrem diariamente ações de violência durante o desempenho das atividades.
Dados do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi) apontam que todos os finais de semana acontecem pelo menos dois assaltos a taxistas, onde inclusive os veículos são levados pelos bandidos. Para o presidente do sindicato, Ubiraci Correia, é preciso combater estes assaltos, que muitas vezes levam o profissional à morte.
O último registro de morte de taxista aconteceu no dia 13 de janeiro passado, tendo como vítima José da Rocha Filho, de 55 anos, no Village Campestre.
Outro caso que relata a violência constante foi registrado em dezembro do ano passado, quando quatro jovens, após assaltarem um motel, assassinaram o taxista Ernandes José dos Santos e fugiram com o veículo do profissional. O grupo foi preso após colidir com o táxi roubado.
“O sistema vai possibilitar uma comunicação discreta e direta com o Ciods, onde o profissional passa um alerta de situação de risco e a viatura mais próxima irá fazer a abordagem. É um sistema parecido com o que a gente faz com a central de rádio, só que mais ágil e que pretende garantir mais segurança tanto para o profissional, quanto para o passageiro. Vamos a partir de agora fazer testes, corrigir as falhas e ampliar o atendimento”, explicou Ubiraci.