No encontro, o sindicato tratou dos itens da pauta de reivindicações, como o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia.
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) voltou a negociar as reivindicações dos policiais civis com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lajes, na manhã desta sexta-feira (24).
No encontro, o sindicato tratou dos itens da pauta de reivindicações, como o piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou que os policiais civis recebem hoje menos de 15% da remuneração dos delegados. Ele ressaltou que é a maior disparidade salarial dos policiais civis do Brasil. Alexandre Lajes ficou surpreso com a informação.
O sindicalista disse que irá fazer o impacto financeiro da proposta do Sindpol e manifestará a posição do governo sobre o piso salarial na reunião, que já está agendada para o dia 7 de março. Nessa reunião, o secretário também apresentará a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios do governo, que já vem sendo discutido com o sindicato.
A revogação das portarias, que punem policiais grevistas, foi outro assunto discutido pelo Sindpol. O secretário solicitou a relação das portarias e informou que dará a resposta ao sindicato também no dia 7.
A pressa do sindicato em resolver a questão se deu por conta da informação do Delegado Geral, José Edson, de que o documento, assinado pelo secretário Alexandre Lajes, tratando do fim das punições aos grevistas, não tinha nenhum valor legal. Já o secretário diz manter o compromisso do que foi acordado.
O Delegado Sindical do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, reivindicou a paridade e a integralidade salarial da aposentadoria especial. O sindicalista informou que os estados do Sul e do Nordeste reconhecem esse direito dos policiais civis.
A assessora Especial da Secretaria de Gestão, Adriana Toledo, comunicou que irá à Procuradoria Geral do Estado, na tarde desta sexta-feira, para tratar da manutenção da integralidade salarial, conforme o dispositivo da Lei Complementar 28/2010 (aposentadoria especial).
Por conta das negociações, o Sindpol decidiu suspender o ato público, que estava marcado para a próxima segunda-feira (27). O resultado das negociações do dia 7 de março será repassado à categoria na assembleia geral com indicativo de greve, marcada para o dia 9.