Categorias: Artigos

Saúde Bucal da Família: Os Idosos

O envelhecimento é um fenômeno natural e complexo que inclui mudanças fisiológica ( sistêmicas e locais ) e psicológicas os agravos na saúde bucal podem prejudicar a saúde geral do idoso.

Google

Google

O envelhecimento é um fenômeno natural e complexo que inclui mudanças fisiológica ( sistêmicas e locais ) e psicológicas os agravos na saúde bucal podem prejudicar a saúde geral do idoso.

As pessoas idosas costumam apresentar um quadro clínico caracterizado por edentulismo (ausência de dentes), doença periodontal, cárie de raiz, xerostomia (diminuição de produção da saliva/ boca seca), atrição/abrasão e lesões da mucosa bucal. O quadro precário é decorrente não só do processo de envelhecimento por si só, mas principalmente de um conjunto de agravos distintos vivenciados em diferentes graus ao longo da vida.

Nesta fase, em que é natural que se vivencie dificuldade em realizar a higiene bucal, em função da perda gradual de movimentos coordenados, sendo este um dado importante no sentido de instrumentalizar os familiares para o cuidado do idoso. Particularmente as alterações salivares costumam estar associadas principalmente ao uso de medicamentos para tratamento de doenças sistêmicas.

A saúde bucal e qualidade de vida no idoso

A constatação de que as doenças bucais podem ocasionar complicações sistêmicas e diminuição da qualidade de vida determina decisões relativas ao encaminhamento do atendimento integral à saúde do idoso. A preocupação com uma anamnese ( investigação com perguntas )cuidadosa, considerando que o idoso geralmente usa mais drogas tanto prescritas quanto não-prescritas do que a população adulta em geral e que as interações farmacológicas tendem a ocorrer nessa situação, merece atenção especial, a fim de se propor fármacos que não possuam tantos efeitos colaterais.

Para auxiliar no quadro geral de saúde do idoso o programa deve incluir orientações e apoios voltados para o estímulo e a viabilidade da prática de atividade física, considerando os benefícios do exercício físico para melhora da capacidade fisiológica em portadores de doenças crônicas, redução do número de medicamentos prescritos, prevenção do declínio cognitivo, manutenção do status funcional mais elevado, redução da freqüência de quedas e incidência de fraturas e benefícios psicológicos, como melhora na auto-estima.

Recentes